Esporte
Série de vídeos apresenta atrativos de Minas Gerais na Copa
Mundial 2014
A partir desta quinta-feira (24), uma série de oito vídeos do governo de Minas Gerais apresenta os principais atrativos do estado. A capital mineira, Belo Horizonte, receberá seis jogos da Copa do Mundo da Fifa e o evento será uma oportunidade para promover as riquezas e o patrimônio do estado.
Produzidos pelo núcleo de Rádio e TV da Superintendência Central de Imprensa do governo estadual, os filmes abordarão semanalmente, sempre às quintas-feiras, temas como futebol arquitetura, cultura, turismo e gastronomia. Lugares como a região da Pampulha, o Mercado Central e o Circuito Cultural Praça da Liberdade estarão presentes nos vídeos.
A série, denominada “Minas na Copa”, começa com um vídeo sobre o Mineirão, o palco de Minas na Copa. Totalmente reformado e modernizado, entregue em dezembro de 2012, o chamado Gigante da Pampulha já recebeu diversos testes, incluindo partidas do Campeonato Brasileiro, da Taça Libertadores e três jogos da Copa das Confederações Fifa 2013. O Mineirão também abriga o Museu Brasileiro do Futebol. Confira:
O estádio
Tombada pelo patrimônio histórico de Belo Horizonte, a fachada do Mineirão não sofreu alterações em relação ao projeto anterior, inaugurado em 1965. Entretanto, quem estava acostumado com o antigo estádio encontra uma grande diferença na área externa: foi construída uma esplanada com 80 mil m² e capacidade para 65 mil pessoas, planejada para ser um espaço de convívio social, além de abrigar atividades de lazer, cultura e esporte.
Três mil operários trabalharam na obra no momento de pico. Desses, 82 tiveram a carteira assinada pela primeira vez, 103 são mulheres e 46 detentos que tiveram a pena reduzida em troca do trabalho no Mineirão.
O estacionamento do estádio tem 2.925 vagas, sendo 1.884 cobertas. Pessoas com deficiências, bombeiros, viaturas policiais, motos, bicicletas e veículos de carga e descarga têm 255 vagas reservadas. O estádio tem oito elevadores e duas rampas de acesso. A entrada é controlada por 106 catracas eletrônicas.
Na área interna, o Mineirão é praticamente outro. O gramado foi rebaixado em 3,4 metros para aprimorar a visibilidade. O campo tem a dimensão de 105 x 68 m e está coberto por uma variedade de grama adequada ao clima tropical, a Bermuda celebration.
A nova arena reúne 62.160 assentos – todos cobertos – e conta com 98 camarotes, além de lounges com instalações exclusivas. Outra novidade é o restaurante panorâmico em um espaço de 1.160 m², com capacidade para 370 pessoas. Os jornalistas terão área exclusiva que atende 388 profissionais, com 160 estações de trabalho. Cinquenta e quatro banheiros vão atender o público em geral, 15 são destinados às áreas de hospitalidade e dez estão na área externa, totalizando 79.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















