Esporte
Sport é o campeão da Copa do Nordeste
Vitória
A edição da Copa do Nordeste de 2014 conheceu seu campeão nessa quarta-feira (9). Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, o Sport empatou em 1 a 1 com o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza. Neto Baiano marcou o gol que garantiu o título, enquanto Magno Alves abria o placar para os donos da casa.
Diante de 61.240 torcedores melhor público da Arena Castelão em 2014, o Ceará começou buscando o gol que precisava para incendiar a arquibancada. Ele não saiu tão cedo quanto a maioria presente do estádio gostaria, mas aconteceu ainda no primeiro tempo, o que fez aumentar os gritos de "Eu acredito", repetido inúmeras vezes antes do apito inicial.
Magno Alves, o artilheiro da Copa do Nordeste, garantiu o status ao marcar o único gol do Ceará na decisão. Depois de já ter tido uma oportunidade em que não levou sorte, o Magnata balançou a rede após belo passe de Souza pela direita.
No entanto, mesmo fora de casa, o Sport retornou para o segundo tempo com personalidade e confiança. O rubro-negro foi para cima e não tardou para marcar o gol que seria um banho de água fria nas pretensões do Vovô. Aílton foi lançado em velocidade, derrubado na área e o juiz marcou pênalti. Neto Baiano, que já havia marcado no primeiro jogo da final, cobrou e empatou.
Daí em diante, o Sport passou a controlar as ações da partida, tocando a bola com calma e inteligência. Aos poucos, os torcedores que viajaram de Recife para Fortaleza começaram a ser mais ouvidos no estádio, enquanto a torcida cearense começava a ir embora. Magno Alves ainda acertou a trave, mas o placar não se alterou.
Carregado nos braços pelo elenco após a partida, o técnico Eduardo Baptista foi objetivo ao comentar o título e a campanha do Sport.
“Ganhamos o título no 3 a 0 contra o Náutico” disse Eduardo, lembrando o duelo da primeira fase contra o rival estadual. “Ali nós mudamos a postura e eu vi que seríamos campeões”, completou.
Novo campeão da Copa do Nordeste, o Sport disputou 12 partidas durante a competição. Foram seis vitórias, três derrotas e três empates.
Neto Baiano: o cara da decisão
Decisivo. Essa é palavra que melhor define o atacante do Sport, Neto Baiano. Pelo menos foi assim que ele se apresentou na decisão da Copa do Nordeste, no segundo jogo da final contra o Ceará, foi dele o gol que garantiu o título do rubro-negro em plena Arena Castelão.
Além de marcar no segundo jogo, Neto Baiano também foi responsável por abrir o caminho para o título na primeira partida contra o Ceará. Na Ilha do Retiro, o camisa 9 marcou um belo gol ao dominar dentro da área e tocar com categoria na saída do goleiro.
Desta vez, atuando diante de mais de 61 mil torcedores, coube a ele cobrar o pênalti sofrido pelo Sport no início do segundo tempo. Neto Baiano pegou a bola com firmeza, posicionou-a, ignorou a vaia da torcida adversária e, sem sentir a pressão, estufou as redes.
Depois da partida, Neto Baiano foi um dos mais assediados pelos mais de quarto mil rubro-negros que compareceram ao Castelão. Apesar da felicidade e de todos os motivos para sorrir, o atacante fez questão de lembrar seu avô, Euvaldo José Aguiar, que passa por problemas de saúde.
“Ele é como um pai para mim, por isso dedico esse título a ele” disse um emocionado Neto Baiano.
Com seis gols marcados na competição, Neto Baiano ficou com a vice-artilharia da Copa do Nordeste. Magno Alves terminou na liderança tendo balançado a rede 8 vezes.
Treinando para a Copa do Mundo
Mais de 61 mil torcedores estavam na Arena Castelão no dia do grande jogo entre Ceará e Sport. A torcida cearense cantou o hino nacional em coro antes do apito inicial. O que poderia não ser nem motivo de notícia, se torna especial pelo local em que aconteceu e pela proximidade com a Copa do Mundo.
Para quem não lembra, foi justamente em Fortaleza, no Castelão, na segunda rodada da Copa das Confederações de 2013, que a torcida cearense deu sequência ao hino nacional, mesmo após a reprodução da Fifa para de tocar, e num coro emocionante, empurrou o Brasil para a vitória em cima do México por 2 a 0.
Dali em diante, a atitude se repetiu em cada estado que recebeu um jogo da Seleção Brasileira naquela competição. O gesto, que inspirou comentários de todos os jogadores e da comissão técnica, marcou a campanha na Copa das Confederações.
Fortaleza receberá um dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Novamente um duelo contra o México e também na segunda rodada da competição. Certamente, o hino nacional irá emocionar mais uma vez os torcedores presentes e, claro, motivar os jogadores.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















