Esporte
Valcke diz que Arena Corinthians estará pronta até a Copa
Mundial
Em visita à Arena Corinthians, na manhã desta terça-feira (22), em São Paulo, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, garantiu que o novo estádio estará pronto para a abertura da Copa do Mundo da Fifa 2014. “Não podemos perder um só minuto, porque tem muito o que fazer. Não só para a Odebrecht, mas para as outras empresas que estão trabalhando no entorno. Estamos correndo contra o tempo, mas posso afirmar que o estádio estará pronto para a abertura e para os outros jogos", disse Valcke.
Em relação às estruturas temporárias, o gerente de Operação da arena, Lucio Blanco, informou que os trabalhos de Tecnologia da Informação (TI), de infraestrutura para transmissão de TV e da parte de alimentação e bebidas já estão em curso. “Para as demais complementares estamos no processo final de balizamento do cronograma de entrega e de preços”, explicou.
Entorno do estádio
A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, e o secretário de Planejamento e Desenvovimento Regional do estado, Julio Semeghini, comentaram as obras de mobilidade do entorno do estádio, situado na Zona Leste da cidade. De acordo com Semeghini, a maior parte dos trabalhos será entregue até 28 de abril. A vice-prefeita acrescentou que as intervenções restantes devem ficar prontas até 10 de maio, mesma data prevista pelo clube para a finalização da colocação dos assentos temporários da arena.
A expectativa é de que o evento-teste oficial do estádio, a partida entre Corinthians e Figueirense, em 17 ou 18 de maio, possa testar não só as estruturas internas - incluindo as cadeiras provisórias -, mas também o esquema de mobilidade e acesso.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também comentou as obras do entorno da Arena Corinthians. “Tive a oportunidade de circular pelas redondezas do estádio, para ver as obras que estão em execução, algumas concluídas, outras bastante avançadas. Essa região recebe obras que elevam o padrão de vida dos seus moradores e ajudam a traçar um caminho de esperança para a população da zona Leste”, disse Rebelo.
Eventos-teste
O Corinthians reafirmou o cronograma de testes previsto para a arena. Em 26 de abril, o estádio abrirá as portas para 5 mil crianças, que ajudarão a testar parte da estrutura, especialmente o acesso e os banheiros, no setor Leste. No dia 1º de maio, haverá uma partida entre os operários da obra, com 10 a 15 mil espectadores. Em 10 de maio, está previsto um jogo entre ídolos do Corinthians, com público aproximado de 35 mil pessoas. Por fim, haverá o evento-teste oficial do Comitê Organizador Local (COL), em 17 ou 18 de maio, com 50 mil pessoas nas arquibancadas.
“Depois da aprovação dos bombeiros, a gente solicita uma vistoria deles no estádio e também estamos pedindo que eles nos acompanhem nos eventos. A polícia de choque, a Polícia Militar, os órgãos de transporte também vão ser convidados para acompanhar os eventos para tomarmos decisões em conjunto”, disse Lucio Blanco.
Ele não descartou a possibilidade de mais uma partida na arena, em 14 maio. O jogo seria solicitado para o novo estádio caso o clube não vença o Nacional (AM) por dois gols de diferença na Arena da Amazônia, em 30 de abril, pela Copa do Brasil, e precise da segunda partida em casa.
Jérôme Valcke reforçou a importância dos testes, e em especial da partida entre Corinthians e Figueirense. “A partir de agora, a data mais importante será 17 ou 18 de maio. Veremos o que está funcionando e o que não está. A partir de então, teremos o prazo de três semanas até a abertura para corrigir eventuais problemas”, disse.
Esse evento-teste servirá também para avaliar o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle, a estratégia de segurança criada pra funcionar nas cidades-sede da Copa, destacou Júlio Semeghini.
A Arena Corinthians será o palco da abertura do Mundial de 2014, em 12 de junho, com a partida entre Brasil e Croácia, válida pelo Grupo A. Outros cinco jogos também serão realizados no novo estádio da capital paulista, incluindo uma semifinal. A capacidade da Arena Corinthians durante o Mundial será de 68 mil lugares.
Em 15 de abril, a arena foi entregue simbolicamente pela construtora Odebrecht ao clube. As obras estão 99% concluídas. Cerca de mil operários trabalham para finalizar a obra nos próximos dias.
De São Paulo, a comitiva formada por representantes da Fifa, COL e governo federal segue ainda nesta terça-feira para Curitiba. Também estão previstas, ao longo da semana, vistorias na Arena Pantanal, em Cuiabá, e na praia de Iracema em Fortaleza, sede da Fifa Fan Fest na cidade. O último compromisso é a reunião de diretoria do COL no Rio de Janeiro.
Fontes:
Portal da Copa
EBC Esportes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















