Esporte
Ágatha e Barbara Seixas vencem no México
Vôlei de praia
O Brasil terminou o Open de Puerto Vallarta, no México, com uma dobradinha no pódio. No domingo (11), Ágatha e Bárbara Seixas venceram Juliana e Maria Elisa por 2 sets a 0 (21/19, 21/18), em 39 minutos de jogo, e conquistaram a medalha de ouro no torneio.
Foi o primeiro título da dupla em uma etapa de Circuito Mundial. A medalha de bronze ficou com as chinesas Xue e Xia, que derrotaram as alemãs Laboureur e Sude por 2 sets a 1 (12/21, 21/18, 13/15).
Com o resultado no México, o Brasil já soma quatro medalhas no Circuito Mundial 2014 e torneios femininos. Antes da prata no Open de Puerto Vallarta, Juliana e Maria Elisa também conseguiram a mesma medalha no Open de Fuzhou, na China. Ágatha e Bárbara Seixas somaram o ouro deste domingo ao bronze conquistado no Grand Slam de Xangai, também na China.
As vencedoras do torneio mexicano somam 500 pontos na busca pelo título do Circuito Mundial, além de receberem um prêmio de cerca de R$ 24 mil. Juliana e Maria Elisa garante 450 pontos no ranking pelo título e um prêmio de cerca de R$ 18 mil. A próxima etapa do Circuito Mundial acontece de 21 a 25 de maio, no Open de Praga, na República Tcheca.
Modalidade
Variação natural do vôlei, a modalidade praticada na areia foi inventada em 1895, nos Estados Unidos. Dispostos a praticar o esporte na praia, nas areias da Califórnia, os pioneiros começaram a dar seus saques e cortadas em 1920.
No Brasil, o esporte passou a ser praticado na década de 1930, de forma amadora, nas praias de Copacabana e de Ipanema, no Rio de Janeiro. Em 1986, foi realizado em Copacabana e em Santos (SP) o Hollywood Volley, com a participação de atletas brasileiros e internacionais.
Oficializado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) após o torneio, o vôlei de praia teve o seu primeiro Campeonato Mundial disputado nas areias de Ipanema, em 1987.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















