Esporte
Arena da Amazônia é entregue oficialmente à Fifa
Copa 2014
Depois de quase quatro anos de construção, iniciada com a demolição do antigo Vivaldão em 2010, a Arena da Amazônia “Vivaldo Lima”, em Manaus, foi entregue oficialmente, nesta quinta-feira (22), à Fifa. A entidade passa a ser responsável pelo estádio até o dia 28 de Junho, quando volta para responsabilidade do governo do Amazonas.
O estádio
A nova arena tem capacidade para 44 mil torcedores e vai receber quatro jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014, com destaque para o clássico europeu entre Inglaterra e Itália, no dia 14 de junho. A Arena da Amazônia fica na principal avenida da cidade e bem ao lado do Sambódromo de Manaus, do novo Centro de Convenções do Amazonas e da Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira.
A área está próxima de hotéis, hospitais, bancos, shopping centers, supermercados e restaurantes, e a uma distância de aproximadamente 6 km do centro histórico da cidade e da orla do Rio Negro.
Os projetistas da Arena da Amazônia desenharam o estádio inspirados em um cesto de palha indígena carregado de frutas típicas do Brasil. A fachada é composta de estruturas metálicas no formato da letra X, que vão diminuindo de tamanho até a cobertura. Os assentos, em variados tons de amarelo, laranja e vermelho, remetem à tradição e à natureza brasileiras.
Cerca de 2,1 mil operários trabalharam na obra, orçada em R$ 669,5 milhões, com R$ 400 milhões de financiamento federal via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fontes:
Portal da Copa
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















