Esporte
Brasileiras se classificam para torneios de saltos ornamentais
Campeonatos
O Troféu Brasil de Saltos Ornamentais mal começou e já rendeu excelentes resultados para os atletas brasileiros. Na manhã desta quinta-feira (29), Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso conquistaram índice na plataforma para disputar o Sul-Americano de Mar del Plata, em setembro, e para o Festival Pan-Americano, no México.
O feito das atletas foi conquistado no parque aquático Maria Lenk, que vai receber as provas de saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. O índice para conquistar as vagas nos torneios internacionais era de 270 pontos. Ingrid terminou a eliminatória da plataforma com 289.75, enquanto Giovanna atingiu 280.70. Elas disputam a final do Troféu Brasil neste sábado (31).
Antes de viajar em setembro, Giovanna terá outro compromisso. Em agosto, a jovem representa o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquin, na China.
No trampolim masculino, o atleta Luiz Outerelo ficou muito perto de igualar o feito das meninas e se classificar para o Sul-Americano e o Pan-Americano. Ele somou 376,10 pontos, muito próximo do índice necessário (380). Ele também volta a competir no sábado, na final, quando terá nova chance de atingir a marca.
Confira a programação do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais
Dia 29/5 – quinta-feira
Tarde – a partir das 14h30
Cerimônia de abertura / Trampolim de 1m Fem (final direta) / Trampolim de 3m sincronizado Masc (final direta)
Dia 30/5 – sexta-feira
Manhã – a partir das 9h
Trampolim 3m Fem (eliminatória) / Plataforma Masc (eliminatória)
Tarde – a partir das 14h30
Trampolim de 3m Fem sincronizado (final direta) / Trampolim de 1m Masc (final direta) / Prova de Equipes (final direta)
Dia 31/5 – sábado
Manhã – a partir das 9h
Plataforma Fem (final) / Trampolim de 3m Masc (final) / Plataforma Fem sincronizada (final direta)
Tarde – a partir das 14h30
Plataforma Masc (final) / Trampolim de 3m Fem (final) / Plataforma Masc sincronizada (final direta)
Índices para o Sul-Americano e para o Festival Pan-Americano
Feminino = Trampolim 3m, Plataforma, 3m sincronizado e Plataforma sincronizada: 270 pontos
Masculino = Trampolim e Plataforma = 380 pontos / 3m sincronizado e Plataforma sincronizada: 365 pontos
História
Engana-se quem imagina que a arte de saltar de várias alturas rumo à água nasceu recentemente. A prática que deu origem aos saltos ornamentais está registrada em murais pintados há cerca de 4 mil anos. Como esporte, as primeiras competições conhecidas datam de 1822 e foram realizadas em Tischy, na Alemanha.
Nas Olimpíadas, a modalidade já fazia parte do programa de competições desde os Jogos de St. Louis, em 1904, com provas de plataforma exclusivas para homens.
A primeira competição de saltos ornamentais ocorrida no Brasil se deu no Rio de Janeiro, em 1913, na enseada de Botafogo. O vencedor foi Adolpho Wllisch, também o primeiro saltador do País a disputar uma Olimpíada, em 1920, na Antuérpia, edição que marcou a estreia do Brasil em Jogos Olímpicos.
Fontes:
Brasil 2016
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















