Esporte
Brasília decreta ponto facultativo em dias de jogos da Copa
Mundial 2014
O governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo na administração direta, autárquica e fundacional nos dias 23, 26 e 30 de junho, dias em que a Capital recebe jogos da Copa do Mundo.
A decisão foi tomada para garantir que a população não enfrente problemas no trânsito em dias de jogos na cidade, já que algumas intervenções viárias nas áreas centrais de Brasília, próximas ao Estádio Mané Garrincha, estão previstas para começar às 7h.
Segundo a coordenadora de Mobilidade Urbana da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), Luana Martins, o ponto facultativo nestes dias específicos é necessário para reduzir o impacto nas vias do DF. “O decreto é necessário para que o plano de mobilidade da Copa seja executado com sucesso, minimizando qualquer transtorno, já que a interdição de algumas vias começa cedo nos dias de jogos. Nossa preocupação é atender a população que não estará nas ruas necessariamente por causa dos jogos, evitando eventuais problemas no trânsito”, explica.
Jogos do Brasil
O Decreto 3.437, publicado no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira (19), estabelece ainda que, no dia 12 de junho, na abertura da Copa do Mundo em São Paulo, com o jogo entre Brasil e Croácia; e no dia 17 de junho, quando o Brasil enfrenta o México, em Fortaleza, o expediente se encerra às 12h para os funcionários do governo do Distrito Federal.
A decisão se aplica aos órgãos públicos do governo do Distrito Federal. Os setores de atendimento à comunidade, por sua vez, deverão seguir escalas de plantão para garantir a continuidade dos serviços.
Em Brasília
O Mané Garrincha estreia no Mundial no dia 15 de junho, com Suíça x Equador (Grupo E). No dia 19, recebe Colômbia e Costa do Marfim pelo grupo C, e no dia 23, Brasil e Camarões encerram a primeira fase do grupo A aqui em Brasília. No dia 26 de junho, Portugal e Gana também definem, aqui, a classificação do grupo D.
Já no dia 30 de junho, Brasília hospeda o quinto jogo das oitavas de final, entre o primeiro classificado do grupo E (Suíça, Equador, França ou Honduras) e o segundo do grupo F (Argentina, Bósnia, Irã ou Nigéria).
No sábado seguinte, dia 5 de julho, a capital federal recebe um dos jogos de quartas de final. E em 12 de julho, um dia antes da final, é aqui no Mané Garrincha que será decidido o terceiro lugar.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















