Esporte
Centro de Treinamento da Holanda recebe últimos retoques antes da Copa
Mundial 2014
O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou no início da tarde desta segunda-feira (5) o Estádio José Bastos Padilha, no Rio de Janeiro. O local recebe os últimos retoques antes da chegada da seleção da Holanda, que usará as instalações como Centro de Treinamento durante a Copa do Mundo. O campo, mais conhecido como Gávea e de propriedade do Clube de Regatas Flamengo, foi reformado de acordo com as exigências da Fifa.
“Tenho certeza que a Holanda vai ter um equipamento à altura das maiores exigências e tem condições de causar a melhor impressão não apenas à seleção holandesa como aos jornalistas do país, que virão acompanhar a equipe no Brasil”, afirmou o ministro.
Para Rebelo, o futebol brasileiro vai se credenciar, a partir da Copa do Mundo, a oferecer serviços futebolísticos e não apenas jogadores para os mercados internacionais. "O Flamengo, como grande clube, vai poder não só vender mão de obra para o exterior, como terá uma estrutura para vender serviços de futebol. As instituições brasileiras vão se credenciando para isso e o Flamengo vai ocupar um lugar de destaque”, disse.
Segundo o diretor executivo do FlaGávea, Miguel Fernandez, o gramado terá um elevado padrão de qualidade. “Ouvi da empresa que fez a reforma que, pela incidência de luz e quantidade de chuvas, este campo fica no mais alto patamar”, assegurou.
A Holanda estreia em 13 e junho, às 16h, contra a Espanha, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Na sequência, a equipe enfrenta a Austrália em 18 de junho, às 13h, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O jogo contra o Chile encerra a fase de grupos no dia 23 de junho, às 13h, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Estrutura
O Estádio José Bastos Padilha fica no bairro da Gávea, na zona sul do Rio, e tem capacidade para 500 torcedores e dimensões dentro do padrão exigido pela Fifa (105 metros por 68 metros).
A grama, plantada em 2012, é da espécie Bermuda Celebration, a mesma usada no Estádio Maracanã, e passou por um processo de raspagem e nivelamento nos últimos meses. O campo também teve o sistema de drenagem refeito e a irrigação, que antes era feita de forma manual, agora é totalmente automatizada.
O estádio, dentro do clube social do Flamengo, conta com vestiários, que também estão sendo reformados. O clube e o Comitê Organizador Local (COL) ainda não sabe se a seleção holandesa irá utilizá-lo, porque a delegação ficará hospedada no Hotel Caesar Park, em Ipanema, que tem 221 acomodações e fica a apenas dois quilômetros (cinco minutos) do Centro de Treinamento de Seleções.
Equipe
A Holanda começará a Copa de 2014 da mesma forma que terminou o último mundial: jogando contra Espanha. Mas o contexto é outro e os jogadores também. A Holanda que virá para a Copa disputada no Brasil ainda é um mistério até mesmo para o técnico, Louis Van Gaal.
“Será outro jogo. Eu trouxe novos jogadores que talvez joguem. Talvez (Robin) Van Persie e (Wesley) Sneijder joguem, mas não posso dizer, porque ainda tenho dois meses até a decisão. Estou sempre atento para saber se os jogadores estão bem na forma física, na saúde e em espírito para participar da Copa. Eu ainda não sei a minha seleção”, disse.
Se a composição da seleção holandesa é incerta, a resposta quanto às seleções que considera favoritas está na ponta da língua. “Brasil e Argentina são os favoritos porque a história das Copas diz que os vencedores das Copas na América do Sul são sempre da América do Sul, mas a Alemanha é a minha favorita, tem os melhores jogadores, especialmente os do Bayern de Munique. Alemanha será um adversário muito complicado para a Argentina e o Brasil”, advertiu Van Gaal.

Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















