Esporte
Em um ano, Arena Pernambuco recebeu 38 jogos e 431 mil torcedores
Copa do Mundo
Inaugurada há exatamente um ano com a partida entre Náutico x Sporting de Portugal, a Arena Pernambuco, em Recife (PE), será entregue à Fifa para os últimos preparativos e realização da Copa do Mundo. A partir desta quinta-feira (22) até o dia 4 de julho, a entidade assume a operação do local, que já recebeu 38 partidas desde a inauguração.
A estrutura foi inteiramente testada por um público de 431 mil torcedores ao longo deste ano. Mesmo com a operação bem sucedida nos jogos, algumas simulações específicas também foram realizadas por solicitação da Fifa, a exemplo de verificações em todo o sistema elétrico.
“A arena sediou a Copa das Confederações como o primeiro grande teste para a Copa do Mundo. Desde então, já operamos mais de 30 jogos. Agora, a Fifa assume novamente uma arena que já conhece, está testada e pronta para um belo espetáculo”, afirma Alexandre Gonzaga, presidente da empresa gestora do local.
A arena enfrentou um grande desafio durante o clássico da Copa Sul-americana entre Náutico e Sport, em 28 de agosto de 2013, e a final do campeonato pernambucano, que registrou o maior público de todo o torneio (30.061 pessoas).
Perfil
Nesse primeiro ano, a presença de famílias com crianças e idosos chamou a atenção. Nos principais jogos, uma média de 450 pulseiras de identificação de crianças chegou a ser distribuída por orientadores da arena.
Reginaldo Costa é um exemplo dessa mudança de comportamento, que resolveu comemorar seu aniversário de 73 anos reunindo a esposa, o neto e o bisneto, de 11 anos, para um jogo no estádio. "A visibilidade é impressionante. Ficamos muito próximo dos jogadores com total segurança e isto aumenta a emoção do jogo”, disse.
Pessoas com dificuldade de locomoção também estrearam no campo. Moradora do bairro do Espinheiro, zona norte do Recife e que fica a cinco minutos dos Aflitos, Dilsa Vasconcelos, 79 anos, nunca teve coragem de ir ao estádio acompanhar uma partida de perto. “Tenho dificuldade de locomoção e me sinto bem mais segura na arena, além de todo o conforto oferecido e do serviço de van de acessibilidade”, conta.
Por jogo, entre 60 e 120 pessoas com dificuldade motora (idosos e pessoas com necessidades especiais) costumam ser atendidas pelo serviço de van adaptada.
Números do 1º ano de operação da arena:
- 38 jogos
- 431 mil torcedores
- 5 clássicos realizados, sendo uma decisão de campeonato
- 1 competição internacional (Sul-americana)
- 5 competições nacionais (Brasileiro A e B, Nordeste, Copa do Brasil, Pernambucano)
- 35 clubes já passaram pela arena
- 1.500 pessoas atuam na operação de um jogo
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















