Esporte
Estudo vai apontar melhor estratégia para a Arena da Amazônia
Gestão
O governado do Amazonas anunciou que o estado contratou uma empresa de consultoria para apontar o melhor modelo de gestão para o palco de quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.
O objetivo é indicar o melhor destino da arena e do complexo ao redor, no sentido de transformá-la numa arena multiuso e sustentável.
Na quinta-feira (8), a Arena da Amazônia recebeu o sexto jogo desde sua inauguração, em 9 de março. A partida entre Santos e Princesa do Solimões terminou com vitória paulista por 2 x 1. O estádio, com capacidade para 42 mil torcedores, reuniu 19 mil pessoas. Havia 20 mil ingressos à venda. Por enquanto, apenas o anel inferior tem sido liberado.
Antes do Mundial, um segundo evento-teste oficial está previsto em Manaus. Segundo informações do governo do estado, a intenção é trazer para o estádio um jogo da Série A do Brasileirão.
O jogo mais visado é o que reunirá Flamengo x Bahia. As atividades são consideradas indispensáveis para treinar a equipe operacional.
"Na construção da Arena da Amazônia não houve muito a ser corrigido ao longo dos seis eventos até agora. Esses jogos foram importantes para o treinamento das equipes que atuarão durante e após a Copa na Arena da Amazônia. Atualmente, a Arena já passa por adaptações e montagem das estruturas que funcionarão durante a Copa", afirmou o Secretário da UGP-Copa no Amazonas, Miguel Capobiango.
Treinamento de efetivo
Três UTIs Móveis e uma ambulância de unidade básica com efetivo de 15 profissionais da área da saúde fizeram os atendimentos médico. Doze ocorrências sem gravidade foram registradas.
Ao todo, 1.600 servidores trabalharam durante a partida, entre policiais militares, civis, Corpo de Bombeiros, agentes do Detran-AM, ManausTrans e Vigilância Sanitária.
“Estamos utilizando todos os recursos que recebemos para a Copa do Mundo e testando nossa capacidade.
Entre eles, as plataformas de observação elevada e os centros móveis, verificando a utilização adequada para uso eficiente no Mundial”, disse o coordenador adjunto do Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança Local, Tenente Coronel Cláudio da Silva.
Fiscalização sanitária
Ainda na quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus (AM), por intermédio do Departamento de Vigilância Sanitária, realizou, uma fiscalização em estabelecimentos que comercializam alimentos no entorno da Arena da Amazônia.
O objetivo é verificar se itens que estão na lista de prioridades sanitárias estão sendo cumpridos depois das determinações passadas aos estabelecimentos em 2013. Os fiscais avaliam riscos alimentares causados por armazenamento inadequado de alimentos e falta de higiene no ambiente de manipulação de ingredientes.
Além disso, é verificada a procedência e validade dos alimentos e realizada uma verificação eletrônica da temperatura de carnes e verduras para garantir o consumo saudável.
Os integrantes do Departamento de Vigilância Sanitária percorreram as principais ruas do entorno da Arena da Amazônia, em Manaus. Em quatro restaurantes foram recolhidas amostras de alimentos para testes laboratoriais.
Os resultados saem em até 15 dias. Em um deles, os fiscais encontraram produtos com data de validade vencida e temperatura inadequada. O estabelecimento foi autuado, multado e interditado provisoriamente.
Neste caso, o proprietário precisa providenciar o descarte dos alimentos impróprios, pagar a multa e procurar o órgão para que um fiscal possa atestar que todas as irregularidades encontradas foram sanadas. Só a partir daí o estabelecimento pode ser reaberto.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















