Esporte
Evento-teste oficial avalia instalações do Beira-Rio
Copa 2014
Uma reunião realizada na tarde de terça-feira (6), no complexo do Estádio Beira Rio, apontou o formato do evento-teste da Copa do Mundo que ocorrerá sábado (10), na partida entre Internacional e Atlético-PR, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Representantes do Comitê Organizador Local (COL), do governo do estado, da prefeitura e do clube explicaram aos veículos de imprensa a dinâmica a ser adotada durante o evento, único em Porto Alegre antes da competição.
De acordo com o coordenador de Comunicação da prefeitura de Porto Alegre, Flávio Dutra, o teste valerá basicamente do estádio para dentro, uma vez que ainda há trabalho a ser feito no entorno da arena.
Por isso, a circulação de veículos nas ruas e avenidas do entorno estará liberada durante todo o dia, diferentemente do que ocorrerá em dias de jogos da Copa. Na simulação, serão testados serviços como limpeza de resíduos, operação de equipes e árbitros dentro do estacionamento do estádio, atendimento e orientação ao espectador, serviços médicos, segurança e acesso nos portões, entre outros. A estimativa é de que cerca de 700 pessoas atuem no evento-teste.
O Beira-Rio receberá cinco jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014. São quatro pela fase de grupos e um das oitavas de final.
O estádio
Com uma cobertura em formato de folhas e a fachada remodelada nas cores do Sport Club Internacional, o Beira-Rio, em Porto Alegre, está modernizado e pronto para os testes de preparação para a Copa do Mundo de 2014.
Localizado em uma área privilegiada – às margens do Guaíba e circundado por duas grandes vias de acesso –, o palco gaúcho de cinco jogos do Mundial passou por uma reforma que durou 24 meses e teve investimento de R$ 330 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 275,1 milhões. O novo Beira-Rio tem capacidade para 50 mil torcedores.
O projeto do novo estádio manteve a estrutura principal da arena, com a modernização das arquibancadas e das instalações para o público em geral, áreas VIPs, troca dos sistemas elétricos e hidráulicos, complementação dos sistemas de informação, substituição do gramado, construção da cobertura com estrutura metálica e membrana, além de um edifício garagem.

Fontes:
Portal da Copa
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















