Esporte
Gramado da Arena da Baixada recebe tratamento com iluminação artificial
Copa 2014
O gramado da Arena da Baixada, em Curitiba, receberá um tratamento com iluminação artificial para a Copa do Mundo, já que no outono curitibano é comum haver uma série de dias de chuva e poucos de sol. Por isso, segundo Ernesto Siqueira Henriques, engenheiro agrônomo responsável pelo gramado do estádio, o fornecimento dessa luz artificial auxilia a grama na fotossíntese e facilita o desenvolvimento e o enraizamento.
“Sabemos que a grama de inverno responde muito bem a esse sistema”, garante Ernesto. O primeiro dos quatros jogos na capital paranaense será na segunda-feira, 16 de junho, às 16h (de Brasília), entre Irã e Nigéria.
Pelo sistema, criado na Holanda, a luz artificial é distribuída por seis estruturas metálicas rolantes, que ocupam aproximadamente um terço do gramado. O tempo de permanência em cada área do gramado pode variar, a depender das condições de sombreamento e umidade da grama.
“O objetivo é fazer o complemento da luminosidade que falta no gramado, em função do sombreamento provocado pela estrutura da cobertura”, explica o engenheiro.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















