Esporte
Membros de 17 Comitês Paralímpicos visitam instalações do Rio 2016
Olimpíadas
Enviados dos Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) visitaram o Rio de Janeiro esta semana para conferir de perto como andam os preparativos para os Jogos de 2016 e gostaram do que viram. Na terça (6) e na quarta-feira (7), mais de 40 representantes de 17 países estiveram nas quatro regiões que receberão os Jogos (Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã).
Durante o encontro inédito, os enviados acompanharam de perto o andamento das obras e os locais de competição. Além das instalações que receberão as modalidades, eles passaram pela Vila Paralímpica e pelo Maracanã, palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos.
“É fantástico. Você pode realmente ver o progresso desde o ano passado. É sempre positivo poder ver as coisas com os próprios olhos, em vez de apenas ler os relatórios. Temos ainda um longo caminho a percorrer, é claro, mas isso é natural quando estamos a dois anos dos Jogos”, elogiou Jordan Bridal, gerente de Jogos Paralímpicos do Comitê do Canadá.
Opinião parecida teve Hans Safstrom, diretor de Esporte do Comitê Paralímpico da Suécia, que acompanha o trabalho de organização dos Jogos desde a edição de 2000, em Sydney. “Estive aqui em novembro do ano passado e já posso ver que muitas coisas aconteceram desde então. Na Vila dos Atletas, por exemplo, observei que o trabalho havia começado em três prédios. Hoje, esses prédios já estão finalizados e temos muitos outros mais. Acho que o Rio está indo muito bem e estou ansioso para voltar e ver ainda mais progressos”, afirmou.
Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons também acompanhou a visita. Após conversar com os representantes dos outros comitês, Parsons revelou que a impressão deixada pelo andamento da preparação do Rio de Janeiro foi boa. “O feedback até agora é bastante positivo. Quando visitam a Vila, quando estão aqui no Parque Olímpico vendo as obras andando, a impressão de que as coisas não estavam andando se desvanece”, comentou.
A iniciativa inédita de levar os CPNs às obras também recebeu elogios, já que a prática é comum entre os Comitês Olímpicos. O evento recebeu elogios inclusive do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), que espera transformar as visitas em rotina. “Foi a primeira vez que um Comitê Organizador realizou um Dia Aberto para os CPNs e isso se provou um sucesso. O clima foi positivo e os Comitês saíram seguros de que o Rio está no caminho certo para ótimos Jogos em 2016”, destacou Qayser Sandchev, gerente de Relações com os CPNs do IPC.
Representante do Comitê Paralímpico italiano no evento, Angelica Mastrodomenico exaltou a importância do encontro devido às necessidades específicas dos Jogos Paralímpicos. “Existem diferenças entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Por exemplo, nem sempre as instalações são as mesmas nos dois eventos. É importante realizar Dias Abertos diferentes, para que possamos focar especificamente nos Jogos”, explicou.
Estiveram no Rio de Janeiro membros dos CPNs de Brasil, Bélgica, Canadá, Chile, Dinamarca, Finlândia, Gâmbia, Irlanda, Iraque, Itália, Jordânia, Japão, México, Nova Zelândia, Rússia, Suécia e Zimbábue.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















