Esporte
Natal recebe o Campeonato Regional Nordeste de Bocha Adaptada
Esporte paraolímpico
O Campeonato Regional Nordeste de Bocha Adaptada começou nessa quinta-feira (8), em Natal (RN). A disputa acontece no campus central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado (IFRN) até esta sexta-feira (9).
Ao todo, são mais de 100 atletas de cinco estados (Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) disputando medalhas e vagas no Campeonato Brasileiro, competição mais importante do calendário nacional e que será disputada no segundo semestre. Os quatro melhores de cada classe, tanto no masculino quanto no feminino, têm vaga garantida no Brasileiro.
Além da premiação e da possibilidade de se classificar para um campeonato nacional, os atletas ainda terão a chance de conhecer e mostrar suas habilidades para treinadores e coordenadores da seleção, que acompanharão algumas disputas na capital potiguar.
Bocha
Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha estreou nos Jogos Paralímpicos em 1984, no masculino e no feminino. A modalidade passou a contar com a disputa em duplas em Atlanta-1996.
Os atletas usam cadeiras de rodas e têm o objetivo de lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). É permitido usar as mãos, os pés, instrumentos de auxílio e até ajudantes no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
No Brasil, a bocha desembarcou junto com os imigrantes italianos, e já conquistou cinco medalhas nos Jogos Paralímpicos, sendo sete de ouro e duas de bronze.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















