Esporte
Pesquisador de filosofia do esporte visita ministério nesta quarta (28)
Esporte
Com mais de 40 livros publicados, o professor português Manuel Sérgio, licenciado em filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa, é um dos principais nomes da área de filosofia do esporte e visita o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nesta quarta-feira (28).
“Não há chute, mas sim pessoas que chutam. Não há saltos, mas pessoas que saltam. Precisamos olhar para o desporto como uma área das ciências humanas, e não apenas pelo lado físico”, afirma o pesquisador.
Entre os diversos trabalhos realizados, o autor é reconhecido por ser um dos primeiros a defender uma visão da educação física como uma ciência humana. “Fiz, no meio da educação física, um corte epistemológico, com a passagem do físico à pessoa em movimento intencional, ou seja, a passagem do corpo-objeto ao corpo-sujeito”, explica o autor.
Segundo Manuel, esse é um importante momento para discutir o esporte no Brasil. “O desporto brasileiro atravessa uma fase alta de sua existência em decorrência dos grandes eventos que irá receber. Do ponto de vista desportivo, o País é uma potência e tem espaço para se desenvolver ainda mais."
Importantes treinadores do futebol seguem as lições do pesquisador, entre eles os portugueses José Mourinho, técnico do Chelsea e eleito pela Fifa o melhor treinador do mundo em 2010; e André Villas-Boas, que comanda o clube russo Zenit. “O treinador esportivo, antes de cada treino, deve levar em conta que esse processo não é apenas tático, é a pessoa”, afirma Manuel Sérgio. “Dentro da área do desporto, os problemas mais difíceis de serem resolvidos são os humanos, e não os físicos. Um treinador ou professor de educação física deve ser especialista também em humanidades”, completa.
Manuel defende a inserção desse aspecto nos cursos de educação física. “Os cursos de licenciatura e bacharelado da área têm a necessidade de repensar a grade curricular para acentuar também o aspecto humano do desporto, que tem influência fundamental na prática esportiva”, destaca Manuel.
“É fácil que uma equipe esteja bem preparada fisicamente, mas é difícil saber comunicar motivar e desenvolver valores como liderança”, disse o autor, propondo que as equipes esportivas desenvolvam o papel do metodólogo, integrante responsável por liderar o treino, dando ênfase também ao aspecto humano dentro do esporte.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















