Esporte
Renzo Agresta fica em 15º na Copa Korfanty, em Chicago
Esgrima
O esgrimista Renzo Agresta teve uma boa atuação na Copa Korfanty, em Chicago, nos Estados Unidos, disputada no último fim de semana (de 2 a 4 de maio). Ele venceu oito dos nove combates que fez nessa etapa da Copa do Mundo — passou pela fase classificatória invicto e avançou até o quadro de 16, quando perdeu para o campeão do torneio por um toque.
A expectativa do brasileiro, que está em 17º no ranking mundial, é pela divulgação do ranking atualizado. Renzo retorna para a Europa e dá sequência aos treinos em Roma, na Itália, para dois importantes Grand Prixs do calendário, na Polônia e Bulgária. “Por um toque não entrei para o quadro de 8, mas tive boas sensações na pista”, afirmou o paulista, que terminou em 15º.
Numa competição com 170 participantes Renzo enfrentou os combates da fase classificatória com seis vitórias — contra Arthur Zatko, da França; Teddy Weller, das Ilhas Virgens; Chak Man Chow, de Hong Kong; Bartosz Pukal, dos Estados Unidos; Luca Curatoli, campeão mundial juvenil, da Itália; e Kenta Tokunan, do Japão.
Também ganhou o seu jogo do quadro de 64, contra Hichem Samandi, da Tunisia, por 15 x 6. Passou para o quadro de 32 para derrotar o norte-americano Daryl Homer, 12º no ranking, por 15 x 7. No quadro de 16, duelo com o italiano Luigi Samele. O brasileiro não facilitou a vida do adversário, mas perdeu por apenas um ponto (15 x 14). O italiano foi o campeão da Copa.
“Nas poules (fase classificatória), venci o Curatoli, campeão mundial juvenil. Uma pena eu ter saído no quadro 16, porque joguei muito bem. Ganhei do americano, que é o 12º do mundo por 15 x 7. E perdi para o campeão da Copa por um toque. Agora a expectativa passa a ser a divulgação do ranking”, disse Renzo que planeja ficar entre os 16 primeiros do mundo no sabre.
Neste ano, Renzo Agresta já disputou as etapas da Copa do Mundo de Madri (ESP), Pádua (ITA), Moscou (RUS) e Atenas (GRE) e subiu da 26ª posição para a 17ª. Ainda venceu os Jogos Sul-Americanos de Santiago (CHI). Seu objetivo é terminar a temporada entre os 16 melhores do mundo e ter condições de receber a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte para dar continuidade à sua preparação aos Jogos do Rio 2016.
Calendário
17 e 18 de maio - Grand Prix Sabre de Wolodyjowski, Varsóvia (POL)
24 e 25 de maio - Grand Prix Glaive D’Asparoukh, Plovdiv (BUL)
20 a 25 de junho - Campeonato Pan-Americano de San Juan, Porto Rico
15 a 18 de julho - Mundial de Esgrima de Kazã (RUS)
Jogos Sul-Americanos
Em março deste ano, Renzo conquistou medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Sul-Americanos do Chile. Ele faturou o ouro no sabre ao derrotaro chileno Israel Vasquez na final, por 15 x 7. A medalha de ouro foi a segunda conquista individual de Renzo Agresta nos Jogos Sul-Americanos. Antes de brilhar no Chile, ele já havia conquistado o ouro no sabre em 2010, na edição de Medellín, na Colômbia.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















