Esporte
Seis brasileiros são confirmados no Mundial de Badminton
Na Dinamarca
Pela primeira vez na história o Brasil terá representantes em todas as modalidades do Campeonato Mundial de Badminton, que acontece em agosto, na Dinamarca. A Federação Mundial de Badminton (BWF, em inglês) confirmou esta semana a vaga de seis atletas brasileiros na competição.
Daniel Paiola vai representar o País na chave de simples entre os homens; Lohaynny Vicente e Fabiana Silva na simples feminina; Alex Tjong e Hugo Arthuso nas duplas masculinas; Lohaynny e Paula Pereira nas duplas femininas; e Daniel e Paula e Hugo e Fabiana nas duplas mistas. O Mundial de Badminton será disputado em Copenhague, entre 25 e 31 de agosto.
A lista, no entanto, ainda pode aumentar. Os brasileiros convocados foram classificados na primeira chamada da BWF. A federação tem até um mês antes da competição começar para realizar novas chamadas, o que significa que podem haver mais atletas brasileiros em Copenhague.
Badminton
Ainda pouco popular no Brasil e caracterizado por ser uma misto de tênis e vôlei de praia jogado com uma peteca e uma raquete, o badminton tem sua origem indefinida, mas a modalidade que se conhece hoje teve início na Índia. Nascido sob o nome de Poona, o esporte ganhou força quando, ainda no século 19, oficiais britânicos em missões na Índia, após ter entrado em contato com o Poona e gostado da prática, resolveram levar o esporte para a Europa.
A entrada oficial do badminton nas Olimpíadas (quando a modalidade passou a distribuir medalhas) é recente. Sua primeira participação foi em Barcelona, em 1992, quando a Indonésia brilhou, com as conquistas das medalhas de ouro por Susi Susanti, no feminino, e Allan Budi Kusuma, no masculino. Nas duplas, a vitória ficou com os coreanos Kim Moon-soo e Park Joo-bong.
No Brasil, a prática do badminton tornou-se competitiva a partir de 1983, quando foi disputada a primeira edição da Taça São Paulo. A Confederação Brasileira de Badminton, entretanto, só seria fundada dez anos depois, em 1993. Hoje, a entidade conta com 15 federações filiadas. Já a Federação Mundial tem 179 países filiados.
Fontes:
Brasil 2016
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















