Esporte
Seleção Brasileira de ginástica artística inicia treinos na Espanha
Campeonatos
A Seleção Brasileira de ginástica artística feminina segue com a programação intensa de treinamentos em um ano decisivo para a modalidade. A equipe participa dos Jogos Olímpicos da Juventude e do Campeonato Pan-americano, ambos em agosto — sendo este último classificatório para os Jogos Pan-americanos de Toronto, em 2015 — e também no Mundial, em outubro.
As brasileiras se preparam em um camping de treinamento que tem início nesta terça-feira (6) e vai até o dia 18 de maio, em Barcelona. Este é o segundo camping do grupo no ano, que vem mostrando evolução nas competições. Prova disso são as dez medalhas conquistadas no Pan-Americano Juvenil de Aracaju (SE), em março, e os onze pódios no Meeting de Santos (SP), em abril.
“Os resultados provam a nossa evolução, tanto com as veteranas quanto com as mais novas. As meninas estão excelentes e fazendo a diferença. No Pan-Americano Juvenil, por exemplo, fomos muito elogiadas”, afirmou a coordenadora de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Georgette Vidor.
A coordenadora fez uma análise sobre o desempenho das brasileiras em cada aparelho e destacou o solo como o mais forte do Brasil neste momento. “É um solo que assusta os adversários e é um dos melhores do mundo, sem dúvida. Estamos trabalhando bastante nossa parte coreográfica, que está mais moderna, em função do novo código de pontuação, que exige mais a parte artística. Nosso salto também está forte, com boas provas, assim como a trave. Já as paralelas continuam sendo nosso aparelho mais fraco, mas mostramos evolução e já saíamos com notas de partida melhores do que antes”, avaliou.
Para continuar fazendo bonito em um ano decisivo para a modalidade, a ideia é intensificar os treinamentos, de modo que as meninas se desenvolvam ainda mais e possam subir as notas de partida. Nesse sentido, os campings são fundamentais na preparação.
“Esse será um ano difícil, com competições muito importantes, como o Pré-Pan, Jogos Olímpicos da Juventude e Mundial. Estamos focados nesses eventos, queremos ir muito bem e estamos treinando forte para isso. A equipe já apresenta melhoras em relação ao último ciclo olímpico e, tenho certeza de que faremos ainda mais a diferença. O nível que elas estão apresentando está infinitamente melhor. Esses campings têm sido muito importantes em nosso crescimento e preparação. Quando fomos ao primeiro do ano, também na Espanha, foram dias excepcionais e adoramos. Foi um bom trabalho. Estaremos em um ginásio com estrutura de primeiro mundo”, concluiu Georgette, fazendo referência ao Centro de Alto Rendimento, que receberá a equipe durante as atividades.
As ginastas convocadas para o camping são Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Isabelle Cruz, Jade Barbosa, Julie Sinmon, Letícia Costa, Maria Cecília Cruz, Mariana Oliveira, Mariana Valetin, Milena Theodoro, Rebeca Andrade, Tamires Veiga e Thauany de Araújo. A comissão técnica é formada por Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Kely Kitaura, Mikalai Hradouvkin, Ricardo Pereira e Valéria Lakerbai. A coreógrafa é Margarita Vatkina e os fisioterapeutas são Júlio César Mattos e Vítor Toledo.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















