Esporte
Sophia Py e Uncas Batista vão disputar os Jogos da Juventude
Remo
A Confederação Brasileira de Remo (CBR) definiu os dois nomes que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na cidade de Nanquim, na China. Sophia Camara Py e Uncas Tales Batista foram os convocados para disputar as provas do Single Skiff feminino e masculino, em 16 e 17 de agosto.
Sophia herdou a vaga conquistada por Beatriz Cardoso no Campeonato Mundial Júnior de 2013. Beatriz ficou em quinto lugar na prova, na Lituânia, e assegurou a vaga. A atleta foi convocada para a seleção olímpica do Brasil e abriu espaço para Sophia representar o País na China.
Uma das promessas do remo brasileiro, Uncas Batista completa 18 anos em outubro e conquistou o direito de disputar os Jogos da Juventude em abril, ao vencer a Regata de Qualificação, no Uruguai. O jovem é o atual campeão Sul-Americano no Double Skiff, ao lado de David Souza, e Brasileiro nas categorias Júnior A, Sub-23 e Sub-23 peso leve no Single Skiff. Em 2013, Uncas também conquistou o título da prova nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, no Peru.
Na China, Sophia e Uncas estarão entre um total de 96 atletas de 47 países competindo. Nos Jogos Olímpicos da Juventude, cada nação pode ter no máximo dois barcos, um no masculino e um no feminino, em provas de Single Skiff ou Dois Sem. Em 2010, na primeira edição do evento, o Brasil conquistou um 5º lugar com Tiago Braga na final A do Single Skiff masculino.
História
Antes dos motores e das velas impulsionarem as embarcações pelas águas, o homem contava apenas com a própria força e um objeto para se locomover: o remo. Seguindo o destino natural de todas as atividades em que é possível competir, o remo se transformou em esporte.
Com barcos adaptados para a competição, surgiu em 1829 o tradicional desafio entre as universidades inglesas de Oxford e Cambridge, que até hoje é disputado. Em 1892, com a criação da Federação Internacional de Remo, a modalidade deu um passo fundamental para entrar no programa olímpico, estreando em Paris-1900 para nunca mais sair.
Fontes:
Brasil 2016
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















