Esporte
Teliana Pereira garante vaga em Winbledon
Tênis
Apesar de ter sido derrotada nessa segunda-feira (19) no WTA de Estrasburgo, na França, para a norte-americana Alison Riske, Teliana Pereira já tem vaga assegurada na chave principal de Wimbledon, que começa no dia 23 de junho.
Será a primeira vez que a brasileira jogará a chave principal do torneio, disputado em quadras de grama do complexo All England Lawn Tennis Club, em Londres. Ela disputou o qualifying (torneio classificatório) em 2008, 2012 e 2013, mas não conseguiu avançar à chave principal.
Esta é mais uma boa notícia para a tenista pernambucana, em 2014, ligada ao Grand Slam, grupo dos quatro principais torneios de tênis do mundo, formado pelo Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open. No começo do ano, Teliana disputou o Aberto da Austrália e assegurou vaga na chave principal de Roland Garros, que começa no próximo domingo (25), em Paris.
“Estou muito feliz e ao mesmo tempo bastante lisonjeada em participar da chave principal de Wimbledon, o torneio mais tradicional do tênis. Este vem sendo um ano muito importante para mim e, agora que estou confirmada, darei o meu melhor em Roland Garros e Wimbledon para representar nosso País da melhor forma possível”, declarou Teliana.
Esporte olímpico
O tênis estreou logo na primeira edição das Olimpíadas, em 1896, em Atenas. Até 1924, os títulos olímpicos foram basicamente dominados por britânicos, franceses e norte-americanos. Em Amsterdã-1928, a modalidade não fez parte do programa olímpico e só retornou em Seul-1988.
A partir dos Jogos de Sydney-2000, o tênis olímpico passou por uma alteração fundamental. O torneio começou a contar pontos para o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), atraindo os principais nomes do esporte, que antes desdenhavam as Olimpíadas para priorizar a preparação para outros torneios. Nas últimas duas edições, tenistas consagrados entre os melhores do mundo conquistaram o ouro olímpico: o espanhol Rafael Nadal, em Pequim-2008, e o britânico Andy Murray, em Londres-2012.

Fontes:
Brasil 2016
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















