Esporte
Treinamento presencial do Brasil Voluntário segue nas 12 sedes
Copa do Mundo
A menos de um mês para a Copa do Mundo, o treinamento do programa Brasil Voluntário segue movimentado nas 12 cidades-sede do Mundial. No terceiro fim de semana de capacitação (17 e 18.05), o Brasil Voluntário continua a apresentação dos quatro módulos do treinamento: segurança e primeiros socorros; mobilidade; integração; e turismo. Os temas ocorrem de maneira alternada entre as cidades.
Os participantes de Cuiabá, Curitiba, Manaus e São Paulo participaram do módulo de segurança e primeiros socorros, que apresentou noções básicas de primeiros-socorros, situações emergências e combate a incêndios. Dividido em teórico e prático, o curso apresentou aos selecionados diversas técnicas necessárias para o atendimento emergencial, entre elas combate a incêndio e ressuscitação cardíaca.
Atento às explicações do curso, Celso Lessa, de Curitiba, aprovou o treinamento. Experiente, o inscrito agora espera levar essa bagagem para o período de Copa do Mundo. “Atuei na prevenção contra incêndio em provas de automobilismo. Por causa disso acho que posso contribuir com a segurança dos torcedores”, disse.
Já o módulo de Turismo foi apresentado aos inscritos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Natal. Nas palestras com representantes das sedes, os participantes conheceram mais sobre os pontos turísticos de suas cidades e foram informados do planejamento para a Copa. No curso, os inscritos tiveram noções de turismo e hospitalidade.
A carioca Ana Maria da Silva, 58 anos, que também já foi voluntária em outros eventos - o último deles a Jornada Mundial da Juventude -, mostrava empolgação com a ideia de receber turistas em sua cidade. “Já viajei para a Europa e outros lugares, mas eu acho que o brasileiro é o povo que sabe receber melhor as pessoas. Conheço todo o Rio de Janeiro e acho que, como um grãozinho de areia, eu posso fazer a diferença nesta Copa do Mundo. Os turistas não podem vir pra cá e ficar só no Maracanã. Esta cidade é maravilhosa”, afirmou.
Elisa e Irmberto Haag participam do treinamento em Porto Alegre (Foto: Claudio Medaglia/Portal da Copa)Em Porto Alegre, Brasília e Fortaleza, foi a vez de os inscritos participarem do curso de Mobilidade. O módulo, apresentado pelas sede, traz detalhes da operação de mobilidade para o Mundial. Os inscritos puderam conferir a distribuição dos pontos de movimentação de público nas cidades durante os jogos.
Em Porto Alegre, o casal Irmberto, 72 anos, e Elisa Haag, 70, viram no evento uma oportunidade de retribuir o apoio que costumam receber quando viajam ao exterior. “Nós costumamos fazer ações comunitárias, e a Copa será um momento importante para lidar com os turistas”, ressaltou Irmberto.
O casal valoriza o auxílio de moradores locais quando está fora da terra natal e enfrenta dificuldades. “Quando estivemos na Suíça, nos perdemos e fomos ajudados. No Paraguai, também enfrentamos um momento complicado. Esse apoio nos dá segurança, e isso queremos dar a quem nos visitar”, completou Elisa.
Em Salvador, os inscritos participaram de um dos módulos mais animados do programa: o de Integração. Monitores-alunos de cursos de educação física e teatro fizeram dinâmicas em grupo e jogos que abordaram curiosidades de cada país participante do torneio, além de apresentar situações que podem ocorrer durante a atuação no Mundial.
Mais capacitação
O último fim de semana de treinamento acontece nos dias 24 e 25 de maio, seguindo a alternância dos módulos nas cidades-sede. Ao receber o e-mail de convocação, o selecionado deve atentar-se tanto às datas do treinamento quanto ao horário da turma para a qual foi selecionado. Pedidos de mudança de turno ou dias devem ser comunicados por email no endereço: convoca@brasilvoluntario.gov.br. Após o fim da capacitação presencial, haverá a última etapa de seleção, que convocará os voluntários para atuar na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















