Esporte
Alemanha vence EUA e ambos seguem na disputa da Copa
Copa 2014
Debaixo de muita chuva na Arena Pernambuco, a Alemanha fez valer a qualidade de seu elenco e bateu os Estados Unidos por 1 x 0. O resultado levou a equipe europeia aos sete pontos e ao primeiro lugar do Grupo G. Nas oitavas de final, a Alemanha terá pela frente o segundo colocado do Grupo H, que reúne Bélgica, Rússia, Coreia do Sul e Argélia. A definição sairá nos jogos das 17h. O atacante Müller, que chegou ao quarto gol em três jogos, foi o responsável pela definição do placar, aos nove minutos do segundo tempo.
Mesmo com a derrota, a equipe norte-americana, treinada pelo técnico Jürgen Klinsmann conseguiu a classificação para as oitavas de final em segundo lugar no grupo. Isso porque na outra partida da chave, disputada no Estádio Nacional de Brasília, Portugal venceu Gana por 2 x 1 e chegou aos mesmos quatro pontos dos Estados Unidos. Mas, no saldo de gols, os americanos ficaram na frente e seguiram adiante. Por isso, mesmo com a derrota, o ambiente na arquibancada lotada por 41.876 torcedores, novo recorde do estádio, era de festa das duas torcidas.
Os alemães conseguiram transformar em vantagem mínima uma ligeira superioridade que tiveram ao longo de toda a partida na base das bolas levantadas na área: Thomas Müller, eleito o Craque do Jogo Budweiser, marcou o gol que levou a equipe a sete pontos, na liderança do Grupo G. Com quatro pontos e saldo superior ao de Portugal – que bateu Gana por 2 a 1 -, os americanos também se classificaram às oitavas de final.
As duas equipes, agora, esperam a definição do Grupo H, em que a Bélgica já tem vaga garantida e Coreia do Sul, Rússia e Argélia ainda têm chances de passar. Os alemães enfrentam o segundo colocado da chave no dia 30 de junho, em Porto Alegre, enquanto os americanos encaram o líder, no dia seguinte, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Apesar da dificuldade em aplicar seu habitual jogo de passes rápidos por conta do gramado pesado – resultado das chuvas torrenciais que assolaram Recife ao longo de todo o dia -, a Alemanha tratou de permanecer mais tempo com a bola no pé e tentar tomar iniciativa na primeira etapa, apesar de não criar oportunidades evidentes. Foi só depois de 25 minutos de jogo que os americanos conseguiram equilibrar o jogo e mostrar mais resistência.
A alteração que mudou a cara do jogo foi a mesma da última partida, diante de Gana. Só que, desta vez, Miroslav Klose não entrou no finalzinho, mas já no intervalo: o maior artilheiros da história das Copas ao lado de Ronaldo, com 15 gols, foi a opção de Joachim Loew para mudar a maneira de a equipe jogar: apostando em cruzamentos para a área. E, justamente num deles, após rebatida da defesa, Thomas Müller pegou o rebote no bico da área e acertou um belo chute cruzado, de chapa, para abrir o placar e se igualar a Neymar e Messi como artilheiro do torneio.
Fonte:
Portal da Copa
Fédération Internationale de Football Association
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















