Esporte
Copa do Mundo FIFA 2014 terá início em instantes em São Paulo
Pontapé inicial
Terá início em instantes a 20ª edição da Copa do Mundo da FIFA do Brasil. E é depositando as expectativas nas chuteiras e no talento dos nossos 23 jogadores que o Brasil abre o evento neste 12 de junho de 2014 de forma especial. O início do sonho tem hora, local e adversário definidos: 17h, na Arena Corinthians, em São Paulo, contra a Croácia.
“Chegou a hora. Vamos todos juntos. É o nosso Mundial”, disse Luiz Felipe Scolari, comandante da equipe nacional, na véspera da partida. O clima na Seleção é leve e bem-humorado. A confiança está em alta, as lesões passaram longe da preparação e o objetivo é claro para todos, especialmente na cabeça e no coração do craque do time. “Não quero ser melhor jogador, nem artilheiro. Só quero o título. Estou preparado para ajudar meus companheiros. Nenhum jogador atua sozinho”, disse Neymar.
A preparação da seleção teve início em 26 de maio. O grupo que não disputava partida havia três meses voltou a reunir as energias. Temporadas intensas pesaram para alguns, dois amistosos – contra o Panamá e a Sérvia – foram importantes na reta final para entrosamento e evolução da equipe.
O time titular possivelmente será o mesmo que ergueu o troféu da Copa das Confederações há pouco menos um ano: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. E é nessário acrescentar mais um nome na escalação, que faz toda a diferença: a torcida brasileira.
Chefes de estados se reúnem para abertura
A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), em Brasília, a presidenta chilena, Michelle Bachalet, e se encontra, em São Paulo, com outros nove chefes de estado, que estão no País para a abertura da Copa do Mundo 2014. Antes da partida entre Brasil e Croácia, marcada para 17h, três crianças entrarão em campo carregando pombas, que vão ser liberadas para o céu na Arena Corinthians, em São Paulo.
De acordo com o Secretário de Imprensa da Presidência da República, Olímpio Cruz, além de Bachellet, também vão acompanhar in loco a abertura do Mundial o primeiro ministro da Croácia, Zoran Milanović, o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, o presidente da Bolívia, Evo Morales, o presidente do Equador, Rafael Correa, o presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, o vice-presidente de Gana, Kwesi Bekoe Amissah-Arthur, além do presidente do Paraguai, Horacio Cartes e do Suriname, Desiré Delano Bouterse.
Outra presença ilustre no evento é do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon. A presidenta Dilma oferecerá um almoço a eles antes da partida no hotel Marriot, em São Paulo. Para todo o torneio, são esperados 19 chefes de estado ou governo.
Além disso, a FIFA lançará nesta edição do Mundial uma campanha por um gesto que fará parte do protocolo de todas as competições da entidade: o aperto de mãos. Capitães e árbitros se darão as mãos antes da partida, e a proposta é que os jogadores também se cumprimentem dessa forma após os jogos. A campanha “Aperto de mãos pela paz” é resultado de uma cooperação entre a FIFA e a o Centro do Nobel da Paz.
“O objetivo é inspirar respeito e solidariedade por meio de um gesto universal”, disse Linda Netland, diretora de Informação e Educação do Centro do Nobel da Paz. Durante o Mundial, uma mensagem contra a discriminação e o racismo, e a favor da paz e da igualdade será lida antes de cada partida.
O público total esperado é de 62.600 torcedores, sendo que 26.636 ingressos foram vendidos para o público geral.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















