Esporte
Ex-jogadora fala sobre a Lei de Incentivo ao Esporte
Basquete
O projeto Café com Incentivo recebeu na manhã desta quarta-feira (4), a ex-jogadora de basquete da seleção brasileira, Janeth Arcain, com objetivo de aproximar proponentes apoiados pela Lei de Incentivo ao Esporte e a equipe de técnicos da pasta.
Janeth falou dos 25 anos dedicados à carreira, sendo 21 deles na equipe nacional, além de expôr sua experiência profissional e os momentos de dificuldades e de superação na vida esportiva.
No encontro, servidores e palestrantes esclareceram dúvidas relacionadas à execução e prestação de contas de projetos incentivados, e benefícios trazidos pelos projetos esportivos para seus beneficiários. “O projeto tornou-se um espaço privilegiado de encontro, de diálogo e construção, em que o órgão ouve seus proponentes, suas reivindicações e dificuldades”, disse Paulo Vieira, diretor de Fomento e Incentivo ao Esporte.
A saudade das quadras ainda é sentida por Janeth, que pensava em jogar basquete eternamente. Ela comandou as seleções de base na Copa América sub 16, no Sul-Americano sub 17 e na Universíade de Shenzhen, na China. Hoje, a ex-jogadora mantém o instituto Janete Arcain, em São Paulo, que atende cerca de 600 jovens.
O Instituto de Basquete Janeth Arcain trabalha atualmente com crianças carentes distribuídas em quatro núcleos, que funcionam nas cidades de Santo André, Cubatão, Atibaia, Bragança Paulista, e no próximo mês chegará a João Pessoa.
Segundo a ex-jogadora, mais do que estimular o esporte, o objetivo do instituto é ensinar, ajudar, motivar, manter o autocontrole em vários pontos da vida do jovem e da criança, além do convívio com as pessoas. “Procuramos passar para os jovens a emoção de praticar esporte. Nem todos seguirão a vida de atleta de alto rendimento, mas muitos podem ser agentes multiplicadores e até empresário do esporte”, afirmou ela.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















