Esporte
Holanda e Chile disputam o primeiro lugar do Grupo B
Copa do Mundo
Holanda e Chile chegam à Arena Corinthians para o confronto desta segunda-feira (23), às 13h, com a tranquilidade da classificação garantida após duas vitórias nas primeiras rodadas. Mas ambas as seleções prometem força total em campo para conseguir o primeiro lugar no Grupo B.
“Claro que queremos ser o primeiro do grupo, na nossa teoria isso seria favorável, e isso não tem nada a ver com um possível cruzamento com o Brasil, tem a ver com tudo o que pode acontecer daqui pra frente”, disse o técnico holandês Louis Van Gaal. “Vamos dar prioridade ao jogo como se fosse uma final. Vamos dar toda a nossa energia”, afirmou o treinador do Chile, Jorge Sampaoli.
Além de concordarem sobre a importância de garantir a liderança, os dois também reconheceram que será uma partida difícil, pela qualidade de jogo já demonstrada e pelos resultados obtidos nas rodadas iniciais.
“Já disse isso antes: é o oponente mais difícil que vamos enfrentar até agora. O Chile tem um técnico maravilhoso que permite a seus jogadores jogar de uma forma ofensiva e apaixonada. São muito dedicados e há mais de seis meses eles mantêm um bom padrão. Será um adversário muito duro”, disse o treinador da Holanda.
Sampaoli devolveu os elogios. “Acho que vai ser um jogo efetivamente muito complicado para nós, porque o técnico que enfrentamos trabalha com muitas variáveis táticas, tem muitas vitórias e um bom histórico. Ele vai tentar provocar as nossas falhas e vamos ter que ficar atentos. A Holanda tem um contra-ataque letal com o Robben. O Van Persie não vai jogar, mas eles têm Depay, Kuyt e um grande armador como o Sneijder”, disse.
Força interna
Em entrevista, os dois técnicos fizeram questão de reconhecer o potencial adversário. Eles não deixaram de exaltar os pontos positivos de suas seleções. “Temos humildade, vontade de jogar, sabemos nos localizar em cada contexto e sabemos que o coletivo prevalece, com respeito muito grande pelo objetivo maior. Todos estamos partindo desta mesma base, associando isso ao funcionamento do grupo. Os jogadores estão mais maduros e já podem estar no nível dos melhores do mundo. Isso nos dá a oportunidade de sermos mais competitivos”, disse Sampaoli.
“Nossos jogadores gostam muito de jogar. Temos uma equipe com dois bons resultados e conseguimos nos recuperar quando estávamos perdendo. Vocês podem ver que os jogadores têm alegria de estar em campo e não param de lutar”, afirmou Van Gaal.
Possível confronto com o Brasil
Chile e Holanda terão pela frente, nas oitavas de final, as duas seleções melhores colocadas no Grupo A. Como Camarões não tem mais chances, o cruzamento será feito com Brasil, México ou Croácia, dependendo dos resultados dos jogos marcados para as 17h desta segunda (23). O primeiro de um grupo enfrentará o segundo do outro. Jorge Sampaoli afirmou que não têm que escolher adversário na próxima fase.
“Simplesmente temos que estar preparados para a partida que tivermos que disputar. Estamos sempre tao preocupados com a próxima partida que não pensamos além disso. Nosso foco é jogo contra a Holanda”,disse.
O técnico holandês criticou o fato de o Brasil, sendo do Grupo A, jogar depois das definições do Grupo B. "A equipe holandesa sempre jogou depois do Brasil. Para cada partida, tem toda essa publicidade sobre fair play, mas isso não é fair play. Vamos nos concentrar na vitória, mas não acredito que isso afetará o Brasil. Eles vão cumprir seu dever esportivo, mas é sim uma questão para debate”, disse.
Já o meio-campista chileno Arturo Vidal não vê a situação da mesma forma. “As regras foram definidas antes da Copa. O grupo ia jogar depois do nosso. Temos que mostrar que somos uma boa seleção, com sede de vitória”.
Van Gaal fez, ainda, uma provocação à seleção anfitriã. “Claro que o Brasil não deve querer enfrentar a Holanda. Nós marcamos muitos gols, e nós marcamos gols fantásticos”, acrescentou.
Vidal, por sua vez, reconhece que uma disputa contra a Seleção Brasileira não seria fácil. “Enfrentar o Brasil é complicado, ainda mais jogar contra o Brasil em casa. São certamente candidatos à campeão. Vamos focar em sermos o primeiro do grupo”, disse.
O empate dá a classificação em primeiro para a Holanda. Os dois times têm seis pontos, mas os europeus têm maior saldo de gols.
Jogo da despedida
Ainda sem somar pontos em duas rodadas da Copa do Mundo 2014, Austrália x Espanha fazem suas despedidas da Copa do Mundo, também às 13h desta segunda (23), na Arena da Baixada, em Curitiba.
Sem chances de classificação, Vicente Del Bosque, técnico da Espanha, atual campeã mundial, revelou, em entrevista coletiva, que tem a intenção de mesclar experiência e juventude em busca do primeiro triunfo na Copa.
Dentre as novidades da “La Roja” pode aparecer Juanfran. “O resultado não terá um impacto, porque não temos mais chances de classificação. Mas, para mim, é ótimo poder jogar pela Espanha” avalia o zagueiro do Atlético de Madrid. Além dele, o zagueiro Albiol e o atacante David Villa devem jogar. Alguns titulares serão mantidos. Iniesta irá a campo para fazer seu centésimo jogo pela Espanha. Xavi, porém, ficará fora por questões físicas.
Do lado australiano, depois do jogo equilibrado na derrota por 3 a 2 diante da Holanda, o técnico Ange Postecoglou encheu de elogios a seleção espanhola, enfatizando que o duelo será contra os atuais campeões do mundo. “Vamos nos medir contra os melhores do mundo. Vamos ver o que acontece”, disse o treinador.
Para a partida, a Austrália não terá seu principal jogador, o atacante Cahill, que está suspenso. Já o meia Mark Bresciano é dúvida por problemas físicos. “Ainda haverá oportunidade para os outros jogadores. Nosso foco está voltado para os 90 minutos contra a Espanha”, comentou o técnico, se entrar em detalhes sobre o seu futuro e da seleção australiana.
Hospital de campanha
Um hospital de campanha será responsável pelo atendimento médico no entorno da Arena da Baixada, em Curitiba, nesta segunda (23). A estrutura permite operações especiais no atendimento a situações de urgência, como catástrofes, desastres naturais e acidentes de grandes proporções.
O hospital ficará em um terreno na esquina da Rua Buenos Aires com a Avenida Getúlio Vargas, ao lado da Arena da Baixada. Com capacidade para a instalação de 35 leitos, divididas em duas tendas, o Posto Médico Avançado prestará os primeiros socorros e estabilizará os pacientes mais graves.
Transporte
Torcedores, visitantes e turistas que estiverem na Arena da Baixada e seu entorno no duelo de Austrália x Espanha, poderão contar com serviço de táxis na saída do estádio, em Curitiba.
Durante o período de bloqueio de trânsito de veículos da área em torno da arena, os táxis permanecerão em local exclusivo, ao longo da Rua Nunes Machado, no trecho entre Brasílio Itiberê e Chile. Os carros aguardarão os passageiros ao longo de três quadras e em fila dupla.
Segundo a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), responsável pela fiscalização do transporte público da capital paranaense, além do número suficiente de veículos no local, em especial após o término dos jogos, quando o movimento de usuários aumenta, os embarques serão facilitados e agilizados com a ajuda dos agentes da Urbs.
Ônibus terá linha gratuita
O número de veículos do transporte coletivo será reforçado e haverá linhas especiais para chegar ao estádio. Para quem não vai ao jogo, a recomendação é evitar áreas próximas ao perímetro da arena, onde haverá restrições de acesso. Várias linhas que passam pela área de bloqueio terão desvios durante o período do jogo.
Uma linha gratuita que transita pela região central, passando pelas praças Carlos Gomes, Zacarias, Tiradentes, Osório e Rui Barbosa, fará ligação com o estádio. Vai circular em média a cada 10 minutos, com ônibus híbrido de 80 lugares. Se necessário será reforçada, com um ônibus a cada cinco minutos.
A linha Circular Copa começou a transportar o público desde às 9h, com saída da Praça Tiradentes.
Bloqueios
É proibido estacionar nas ruas do perímetro de bloqueio. Os carros estacionados irregularmente serão guinchados.
O perímetro abrange as seguintes vias:
Rua Desembargador Westphalen (entre Avenida Silva Jardim e Rua Chile)
Rua Chile (entre Rua Des. Westphalen e Avenida Água Verde)
Avenida Água Verde (entre Rua Chile e Rua Bento Viana)
Rua Bento Viana (entre Avenida Água Verde e Avenida Silva Jardim)
Avenida Silva Jardim (entre Rua Bento Viana e Rua Des. Westphalen)
Os pontos de verificação de veículos estão localizados nos seguintes cruzamentos: Rua Bento Viana com Rua Brasílio Itiberê; Av. Silva Jardim com ruas Ângelo Sampaio e Buenos Aires; Rua Des. Westphalen com Av. Iguaçu; e Rua Chile com Rua Nunes Machado.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















