Esporte
No Circuito Mundial, duplas brasileiras começam com vitórias
Vôlei de praia
O Brasil já garantiu uma dupla nas oitavas de final do torneio masculino no Grand Slam de Stavanger, na Noruega. Ricardo e Álvaro Filho venceram duas partidas no grupo C na última quinta-feira (26) e não poderão mais ser alcançados. Emanuel e Pedro Solberg venceram um jogo e perderam outro, mas ainda lutam pela primeira posição. Já Alison e Bruno Schmidt venceram dois jogos e perderam um, e terão que disputar a repescagem por terminarem em segundo.
No feminino, as duplas brasileiras confirmaram o bom início no Grand Slam de Stavanger, na Noruega, e avançaram às oitavas de final. Ágatha e Bárbara Seixas e Maria Clara e Carol venceram a última partida da fase de grupos e ratificaram a primeira posição de seus grupos. Juliana e Maria Elisa, que já estavam classificadas e garantidas em primeiro, também venceram no complemento da rodada.
As partidas da fase de grupos terminam nesta sexta-feira (27), enquanto os jogos da repescagem, oitavas e quartas de final estão reservados para o próximo sábado (27). Semifinais, disputa da medalha de bronze e final ocorrem no domingo (28).
Ricardo e Álvaro Filho começaram o dia com vitória sobre os letões Samoilovs e Smedins, por 2 sets a 1 (21/17, 15/21, 13/15), em 50 minutos de duração. Os letões sãos os atuais campeões do Circuito Mundial. Na segunda partida do dia, triunfo sobre os alemães Walkenhorst e Windscheif também por 2 sets a 1 (21/17, 20/22, 19/17), em 58 minutos. Com o resultado, os brasileiros não podem mais ser alcançados na primeira colocação do grupo C e já estão nas oitavas de final. Eles cumprem tabela contra os alemães Dollinger e Wickler nesta sexta-feira.
No grupo E, Emanuel e Pedro Solberg começaram vencendo os letões Plavins e Solovejs por 2 sets a 0 (21/15, 24/22), em 43 minutos de jogo. Na segunda partida, tiveram bom início, mas acabaram levando a virada dos alemães Bockermann e Urbatzka: 2 sets a 1 (21/17, 15/21, 15/17), em 48 minutos. O resultado ainda permite que os brasileiros terminem em primeiro. Para isso, precisam vencer os espanhóis Herrera e Gavira nesta sexta-feira, além de torcer por um tropeço do time alemão Bockermann e Urbatzka contra o time da Letônia.
Alison e Bruno Schmidt iniciaram o dia com tropeço ao serem derrotados pelos suíços Gabathuler e Gerson por 2 sets a 1 (21/19, 17/21, 12/15), em 49 minutos. No segundo jogo, conseguiram se recuperar e venceram os austríacos Doppler e Horst por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), em 35 minutos. A última partida seria contra os poloneses Fijalek e Prudel, mas, por conta de lesão, os brasileiros venceram por W.O. e não entram em quadra nesta sexta-feira. Como o time suíço ainda disputará uma partida, já está garantido na primeira colocação, deixando Alison e Bruno Schmidt automaticamente na segunda posição.
Disputa feminina
Na próxima fase, Ágatha e Bárbara Seixas enfrentam o time vencedor da partida entre as italianas Menegatti e Orsi Toth e as canadenses Bansley e Pavan. Juliana e Maria Elisa fazem a partida das oitavas de final contra as norte-americanas Day e Summer ou as australianas Bawden e Clancy. Maria Clara e Carol terão como adversário o vencedor do jogo entre as holandesas Meppelink e Van Iersel e as alemãs Ludwig e Walkenhorst.
Ágatha e Bárbara Seixas entraram em quadra contra as norte-americanas Day e Summer na disputa pelo primeiro lugar do grupo D. E a vitória das brasileiras por 2 sets a 0 (21/15, 27/25), em 41 minutos, garantiu a vaga direta às oitavas de final.
Na chave H, o mesmo aconteceu com Maria Clara e Carol, que derrotaram as norueguesas Kongshavn e Kjolberg por 2 sets a 0 (21/16, 21/18), em 32 minutos de partida. Com a primeira posição confirmada, elas não terão que jogar a repescagem.
Juliana e Maria Elisa, que já estavam classificadas e asseguradas na primeira posição do grupo G, entraram em quadra apenas para cumprir tabela. Elas venceram as norueguesas Treland e Pedersen por 2 sets a 0 (21/18, 21/13), em 36 minutos.
Além das brasileiras, também avançaram direto às oitavas de final as norte-americanas April Ross e Kerri Walsh, as suíças Zumkehr e Heidrich, as eslovacas Dubovcova e Nestarcova, o time espanhol Liliana e Baquerizo e as alemãs Holtwick e Semmler.
Stavanger é o quarto Grand Slam da temporada 2014 do Circuito Mundial, que também teve a disputa de quatro Opens (Praga contou apenas com o torneio feminino) até agora. Além de um prêmio de mais de R$ 127 mil, a dupla campeã na Noruega soma 800 pontos na briga pelo troféu geral, contra 500 pontos por um título de etapa do Open
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















