Esporte
Porto Alegre mobilizou mais de 500 voluntários em jogo da Argentina
Copa 2014
Um contingente de 502 voluntários foi convocado para reforçar o auxílio a torcedores a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, que recebeu um fluxo de quase 100 mil argentinos para o penúltimo jogo da Copa do Mundo realizado na quinta-feira (25). Durante a partida entre Argentina e Nigéria, os voluntários estiveram nos principais pontos de fluxo da cidade e receberam turistas e torcedores de diversas origens.
Um dos locais de maior movimento foi o Anfiteatro Pôr do Sol, onde ocorre o Fan Fest. Mais de 30 mil pessoas se reuniram para assistir ao jogo, contando sempre com a presença e o apoio dos voluntários. Os turistas estampavam no rosto sorrisos de satisfação, muitas vezes graças à hospitalidade proporcionada pelos voluntários.
Lúcia Têre, paranaense, considera positiva sua experiência como voluntária da Copa. “Estou achando muito emocionante. Antes eu via a movimentação pela TV e imaginava como era estar no meio do público, da diversidade cultural. Hoje me vejo dentro dessa massa”, comenta. Ela reforça ainda que a alegria é contagiante. “Cada um tem os seus motivos e eu tenho milhões deles pra estar aqui. É divertido, pois ao mesmo tempo em que estou na ativa, posso me liberar do crachá e me integrar a toda essa vibração”, explica.
Em razão do impacto da partida no movimento da cidade, os voluntários seguiram atuando durante a noite, em pontos como a Cidade Baixa e o Centro Histórico. O Brasil Voluntário é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Juventude. O programa foi criado pelo Governo Federal, através do Ministério do Esporte, para atender às demandas da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de 2014.
Turismo
Cerca de 30 mil pessoas circularam pelo chamado Caminho do Gol, trajeto de 3,5 km com oferta de serviços, alimentação e diversas atrações culturais em dias de jogo em Porto Alegre (RS) até a quarta-feira (18).
Nos primeiros sete dias do Mundial, o metrô (Trensurb) registrou uma média de 200 mil passageiros por dia, alocados em 24 trens em circulação. A grande movimentação de torcedores estrangeiros e brasileiros também impulsiona a alta demanda por 30 linhas regulares de ônibus para atendimento às proximidades do estádio, quatro linhas especiais com circulação exclusiva nos dias de jogos na cidade-sede e uma linha seletiva entre aeroporto e principais pontos de hospedagem da cidade.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















