Esporte
Primeira fase da Copa teve recorde de gols e despedida de campeões
Mundial
A fase de grupos da Copa do Mundo chegou ao fim nessa quinta-feira (26). Ao final do dia, Portugal, Gana, Coreia do Sul e Rússia se juntaram às outras 12 seleções que já haviam dito um prematuro "adeus" ao Brasil 2014. Houve também despedida para Luis Suárez. O atacante uruguaio deixa a competição pela porta dos fundos, suspenso por nove jogos e quatro meses, após o incidente ocorrido durante o confronto entre Itália e Uruguai na última terça-feira (24).
O dia também marcou o fim de uma longa espera para a Argélia. A seleção africana fez história ao empatar em 1 a 1 com a Rússia e garantir presença nas oitavas de final de uma Copa do Mundo pela primeira vez.
O que marcou o dia
Um verdadeiro dilúvio caiu sobre Recife nesta quinta-feira. E foi sob uma atmosfera de apocalipse que EUA e Alemanha mediram forças na Arena Pernambuco. Mas o juízo final da primeira fase poupou alemães e americanos, condenando portugueses e ganeses, que jogaram em Brasília no mesmo horário. O Bola de Ouro ainda marcou um gol e levou para casa o troféu de Craque do Jogo, mas isso não foi o suficiente para salvar a seleção lusa. Quem mais sentiu a eliminação parece ter sido o goleiro Beto, que chorou copiosamente após ter sido substituído.
Recorde de gols
O recorde de gols marcados na fase de grupos da Copa do Mundo foi superado neste dia 26 de junho. No total, as redes balançaram 136 vezes no Brasil. Foram seis gols a mais do que na Coreia/Japão 2002. Simbolicamente, Thomas Müller, um dos atuais artilheiros da competição, estufou as redes aos 10 minutos do segundo tempo do duelo contra os EUA, pegando um rebote de chapa com muito sangue frio.
Fim de uma série, início de outra
Derrotada pela Bélgica por 1 a 0, a Coreia do Sul não foi capaz de salvar a honra da Ásia no Brasil 2014. No final, nenhum dos representantes do continente venceu uma única partida no torneio. É a primeira vez que isso acontece desde 1990. Por outro lado, a África realizou o feito inédito de classificar duas seleções para as oitavas de final: Nigéria e Argélia. Além disso, três equipes da zona da América do Norte, Central e Caribe conseguiram chegar ao mata-mata do Mundial, o que tampouco tem precedentes na história.
Uma longa espera
As cenas de euforia em Curitiba davam a medida da proeza realizada pela Argélia nesta quinta-feira. Ao arrancar um empate diante da Rússia, os magrebinos se classificaram pela primeira vez para as oitavas de final de uma Copa do Mundo. Craque do Jogo Budweiser, Islam Slimani se tornou o herói do dia ao cabecear para a rede russa a bola alçada na área por Yacine Brahimi em cobrança de falta.
Os números
50 – Cristiano Ronaldo vai embora com um pequeno consolo. Após ter passado em branco nos dois primeiros jogos, o português finalmente assinou o placar no torneio, anotando seu 50º gol em 114 partidas pela seleção. Apenas quatro outros goleadores presentes no Brasil 2014 já tiveram a oportunidade de alcançar essa marca. Entre eles, apenas Miroslav Klose (70) disputará a segunda fase. Didier Drogba (63), David Villa (59) e Samuel Eto'o (55) foram obrigados a voltar para casa mais cedo do que previam.
Com o gol de hoje, CR7 pode dizer que balançou as redes em três Mundiais, após tê-lo feito na Alemanha 2006 e na África do Sul 2010. Nenhum outro português havia realizado essa façanha antes dele.
Estádio Global
O Estádio Global é o centro social, on-line e móvel da Copa do Mundo, em que os torcedores podem acompanhar as partidas ao vivo e interagir com amigos, pessoas do mundo todo, jogadores, técnicos e celebridades. O público no Estádio Global atingiu 230 milhões de usuários ao final da fase de grupos, uma multidão capaz de lotar o equivalente a 3.078 Maracanãs.
Os resultados
Portugal 2 x 1 Gana
Estados Unidos 0 x 1 Alemanha
Coreia do Sul 0 x 1 Bélgica
Argélia 1 x 1 Rússia
E agora?
Brasil x Chile, 28 de junho, 13h, Estádio do Mineirão, Belo Horizonte
Colômbia x Uruguai, 28 de junho, 17h, Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Fonte:
Fifa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















