Esporte
Suíça e Equador abrem Copa do Mundo em Brasília às 13h
Copa 2014
Quando a Copa do Mundo de 1950 foi disputada no Brasil, Brasília não existia sequer no papel. Na verdade, naquele ano, construir uma nova capital no coração do País era algo que ainda não havia passado nem mesmo pela cabeça do mineiro Juscelino Kubitschek de Oliveira, aquele que viria a ser o fundador da cidade.
Passados 64 anos do Mundial de 1950, a capital do País dá início à sua participação na segunda Copa do Mundo da História do Brasil.
Às 13h, Suíça e Equador entram em campo no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para a primeira das sete partidas que a cidade receberá neste Mundial. Para os moradores, turistas e todos os que se envolveram na construção da arena será um momento histórico. E mesmo os jogadores sentem esse clima, como bem destacou o técnico do Equador, Reinaldo Rueda, que declarou que poder disputar a partida de abertura da Copa em Brasília é, para ele e sua equipe, uma honra.
Nesse sábado (14), os jogadores das duas seleções fizeram o reconhecimento do gramado e os comentários foram todos com elogios para a arena de Brasília. “É tudo espetacular! Somos privilegiados por estar aqui na capital do Brasil em um cenário tão bonito, tão lindo. A grama é espetacular”, avaliou Reinaldo Rueda.
Dentro de campo, Suíça e Equador estão longe de serem potências em Copas do Mundo. Mas isso não tira a grande expectativa na cidade, uma vez que, com a chegada do primeiro duelo do Mundial em Brasília, a capital entra, efetivamente, no clima da competição. Desde o sábado, a movimentação de torcedores, principalmente do Equador, e também da imprensa internacional é grande.
Orientações ao torcedor
Os portões do Estádio Mané Garrincha serão abertos às 10h, três horas antes do início da partida entre Suíça x Equador. Um grande esquema de segurança foi montado para garantir a tranquilidade dos torcedores e facilitar o acesso à arena.
As forças de segurança atuarão de forma integrada e reforçada, com 3.488 policiais militares, civis, bombeiros, auditores de trânsito e stewards, no interior e nos arredores do estádio. Na Fifa Fan Fest, no Taguaparque, em Taguatinga, cidade distante cerca de 20 quilômetros do centro da capital, onde os torcedores sem ingresso poderão acompanhar a partida, o efetivo será de 1.404 profissionais.
A orientação é para que as pessoas saiam cedo de casa e cheguem com antecedência ao estádio. Também aconselha-se levar o mínimo possível de objetos para agilizar o processo de revista.
Véspera do jogo
A véspera do primeiro jogo da Copa do Mundo em Brasília, entre Suíça e Equador, foi movimentada na região central de Brasília. Muitos torcedores recém-chegados à cidade, especialmente dos dois países, aproveitaram o sábado (14) para conhecer um pouco da capital federal. Eles caminharam ao longo do Eixo Monumental com o objetivo de chegar ao Estádio Nacional Mané Garrincha. Muitos também passaram por pontos turísticos como a Torre de TV, reaberta há uma semana.
Havia mais equatorianos que suíços nos arredores da arena, principalmente à tarde, quando a seleção sul-americana fez o treino de reconhecimento do gramado no local – os europeus estiveram no estádio no final da manhã. O clima era de confraternização. Vestidos com os uniformes das respectivas seleções, os torcedores empunhavam bandeiras e bradavam gritos de incentivo, mas conversavam e brincavam uns com os outros e tiravam fotos juntos.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















