Esporte
Atletas de 27 países disputam torneio de badminton no Rio
Campeonato
O Rio de Janeiro recebe, na primeira semana de agosto, o campeonato internacional de badminton Yonex Brasil Grand Prix. Entre os dias 5 e 10, o Ginásio do Centro de Desporto da Aeronáutica (CDA) sediará a competição que reunirá cerca de 130 atletas de 27 países, e terá premiação de US$ 50 mil.
Participarão atletas das modalidades simples masculino, simples feminino, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista. No torneio, os atletas do Brasil aproveitarão a oportunidade para consolidar o processo de preparação do País para os Jogos de 2016.
O árbitro geral da competição será Yves Cote, do Canadá, e o Yonex Brasil Grand Prix será o primeiro torneio a testar o novo sistema de pontuação criado pela Federação Internacional de Badminton (BWF), que decidiu pela mudança em caráter experimental. Os testes vão até o dia 2 de novembro.
O esporte
Ainda pouco popular no Brasil e caracterizado por ser uma misto de tênis e vôlei de praia jogado com uma peteca e uma raquete, o badminton tem sua origem indefinida, mas a modalidade que se conhece hoje teve início na Índia. Nascido sob o nome de Poona, o esporte ganhou força quando, ainda no século 19, oficiais britânicos em missões na Índia, após ter entrado em contato com o Poona e gostado da prática, resolveram levar o esporte para a Europa.
A entrada oficial do badminton nas Olimpíadas (quando a modalidade passou a distribuir medalhas) é recente. Sua primeira participação foi em Barcelona, em 1992.
No Brasil, a prática do badminton tornou-se competitiva a partir de 1983, quando foi disputada a primeira edição da Taça São Paulo. A Confederação Brasileira de Badminton, entretanto, só seria fundada dez anos depois, em 1993.
Em 1995, a modalidade foi disputada nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina, e, depois, firmou-se no evento, sendo jogada até hoje. Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil finalmente conquistou sua primeira medalha no torneio, um bronze, com a dupla Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo. Como o Brasil nunca disputou uma Olimpíada no badminton, a estreia do País nos Jogos será em 2016, no Rio de Janeiro.
Fontes:
Brasil 2016
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















