Esporte
Brasil perde da Venezuela na semifinal do Sul-Americano de basquete
Campeonato
A seleção masculina de basquete perdeu para a Venezuela na semifinal do Campeonato Sul-Americano, neste domingo (27), em Ilha Margarita. Jogando na casa dos venezuelanos e contra a torcida, os brasileiros foram derrotados por 66 x 65.
Nesta segunda-feira (28), a equipe do técnico José Neto enfrenta o Uruguai, às 19h, precisando vencer para assegurar o terceiro lugar e a vaga nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.
A partida contra os venezuelanos foi equilibrada do início ao fim. As duas equipes não foram bem no ataque, com aproveitamentos ruins nos arremessos. O Brasil converteu apenas 43% das bolas que finalizou, contra 42% dos donos da casa. Nas bolas de três pontos, foi pior ainda. A seleção acertou apenas três de 18 tentativas, enquanto a Venezuela converteu o mesmo número em 14.
Os principais jogadores da seleção na partida foram o armador Raulzinho, com 15 pontos, o ala-pivô Jefferson, com 12, e o pivô Cristiano Felício, que saiu do banco para anotar 12 pontos e pegar nove rebotes.
O pior desempenho do time verde e amarelo foi na linha do lance livre. O Brasil cobrou 14 lances livres ao longo da partida e converteu apenas seis, um aproveitamento de 43%. Já a Venezuela teve 22 e acertou 17, com 77% de sucesso.
No último lance do jogo, no entanto, foi o próprio Raulzinho, cestinha da partida, que cometeu o erro que decretou a derrota brasileira. Ele teve a bola do jogo nas mãos, mas acabou perdendo o controle ao tentar driblar o armador adversário e teve a bola roubada nos segundos finais.
“Foi uma partida equilibrada do início ao fim e decidida nos detalhes. A equipe fez tudo o que podia, esteve atrás do placar, passou a frente e sempre buscou a vitória. Mas não foi possível. Méritos também para a Venezuela, que soube ganhar a partida. Agora é pensar no Uruguai, que é um adversário forte e também quer a vaga para os Jogos Pan-Americanos. Tenho muito orgulho de dirigir essa equipe e esses jogadores e sei que vamos buscar esse resultado positivo”, analisou o técnico José Neto.
Os destaques da Venezuela, que contou com o armador Greivis Vasquez, jogador da NBA (liga norte-americana de basquete), vieram do bando de reservas. O habilidoso armador Guillent deu muito trabalho à marcação brasileira e contribuiu com 15 pontos, quatro rebotes e quatro assistências. Além dele, o ala-pivô Graterol também saiu do banco para anotar 10 pontos e quatro rebotes.
Já classificados para o Pan de Toronto 2015 e para o Pré-Olímpico das Américas, os venezuelanos decidem o título do Sul-Americano contra a Argentina nesta segunda-feira. Brasil e Uruguai também asseguraram vaga no Pré-Olímpico, mas apenas o vencedor do duelo de hoje estará em Toronto no ano que vem para disputar o Pan.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















