Esporte
Entenda o ainda pouco conhecido universo do hóquei sobre grama
Rio 2016
Para quem ainda não conhece o hóquei sobre grama, pode até parecer que se trate de uma modalidade recente. Contudo, há indícios de que o jogo, ainda como uma brincadeira, tenha surgido há milênios entre os egípcios e etíopes. Mais tarde, teria se espalhado para outras civilizações.
No Rio de Janeiro, em 2016, o Brasil poderá estrear na modalidade. Ainda que pouco conhecida no País, a expectativa é que as partidas atraiam uma maior atenção do público local.
A atividade como é hoje conhecida começou a tomar forma em meados do século 18, na Inglaterra, mas apenas em 1890 passou a ser disputada internacionalmente. Nos Jogos Olímpicos, o hóquei sobre grama participou como esporte de exibição nas edições de Londres-1908 e Antuérpia-1920. Após a criação da federação internacional em 1924, a modalidade entrou de vez para o programa masculino em Amsterdã-1928. A estreia das mulheres, no entanto, seria apenas em Moscou-1980.
Os times são formados por 11 jogadores e as partidas contam com dois tempos de 35 minutos cada. O goleiro é o único autorizado a tocar a bola com os pés, e os lançamentos a gol só podem ser feitos em uma área chamada striking circle. Até a década de 1970, a Índia e o Paquistão eram consideradas as maiores potências olímpicas do hóquei. Hoje, porém, países como Alemanha, Holanda e Argentina, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra estão entre os mais temidos, tanto no masculino quanto no feminino.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















