Esporte
Judoca Mayra Aguiar brilha na volta às competições
Mundial
A medalhista olímpica Mayra Aguiar (78kg), que não competia desde o Campeonato Mundial de 2013, ficou com a medalha de ouro no Grand Slam de Tyumen (Rússia), marcando com sucesso a sua volta às competições.
No último fim de semana (12 e 13), o Brasil fez sua melhor campanha em Grand Slam da História ao conquistar 10 medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e três de bronze.
O rendimento de Mayra Aguiar, que voltou a treinar há cerca de três meses após duas intervenções cirúrgicas, uma no joelho direito e uma no cotovelo esquerdo, foi surpreendente. Para chegar à final de uma das competições mais importantes do ano, a judoca fez três lutas.
No primeiro combate ela derrotou a russa Alena Kachorovskaya por wazari. As outras duas disputas, uma contra japonesa Tomomi Okamura e outra contra a polonesa Daria Pogorzelec, a sogipana aplicou um ippon (golpe perfeito) e carimbou sua vaga na final. Na disputa pelo ouro, sua adversária, a americana Kayla Harrison, entregou a luta devido a uma lesão. Mayra Aguiar não escondeu a felicidade pela conquista.
“Muito bom poder viver esses momentos outra vez! Depois de oito meses de cirurgia, não poderia ter um retorno melhor às competições!”, disse a atleta nas redes sociais e completou. “A caminhada foi dura, com dias muito difíceis, mas foi para viver esses momentos que eu não desisti. Muito obrigada a todos que tornaram isso possível. A luta continua!”.
Mayra Aguiar ocupa a terceira colocação no ranking mundial da categoria meio-pesado (78kg) e é um dos 18 nomes que irá vestir o quimono pelo Brasil no Campeonato Mundial de Chelyabinsk, que será disputado no período de 25 a 31 de agosto, na Rússia. Na edição do ano passado, realizada no Rio de Janeiro, a atleta conquistou a medalha de bronze. Além disso, a gaúcha já faturou uma prata e um bronze em Tóquio 2010 e Paris 2011, respectivamente. Agora a busca é pelo ouro, a única que falta na coleção. Depois de sentir-se à vontade nos tatames russos, ela está confiante.
“Quando a gente volta de lesão, é muito difícil saber como está até pisar no tatame da competição. Ainda tenho muito a trabalhar, mas esse resultado (ouro no GP de Tyumen) me deu mais confiança para entrar no Mundial”, contou a atleta.
Mayra Aguiar chegou à Alemanha na última quinta-feira (17), onde participa, até o próximo dia 25, junto com outras 13 brasileiras, do último Treinamento de Campo antes da aclimatação para o Mundial, que será na França, entre os dias 14 e 20 de agosto.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















