Esporte
Hóquei sobre grama conquista alunos do Programa de Educação Rio 2016
Iniciativa
As aulas de educação física nas escolas do Transforma - o Programa de Educação Rio 2016 - estão cada vez mais dinâmicas. Desde o ano passado, estão sendo realizadas oficinas de capacitação para professores e ações de experimentação esportiva para os alunos, que estão sendo apresentados a diferentes modalidades. Após aprenderem sobre rugby , badminton, atletismo Olímpico e Paralímpico, chegou a vez de os estudantes invadirem os gramados e testarem suas habilidades em outro esporte: o hóquei sobre grama.
Em parceria com a Federação de Hóquei do Estado do Rio de Janeiro (Fherj), o Comitê Rio 2016 reuniu cerca de 100 alunos das escolas municipais Rubem Berta, Princesa Isabel e Embaixador Araújo Castro, integrantes do Transforma, para um treinamento intensivo do esporte, realizado na tarde do último sábado (16), na Vila Militar de Deodoro.
A ação promoveu uma experimentação completa, nos moldes das competições do esporte, com equipamentos de ponta e a presença de atletas profissionais no gramado.
“Nós ensinamos os principais movimentos, como o passe, condução e tomada de bola. Além do desenvolvimento físico, os valores que o hóquei sobre a grama pode passar agregam muito para a formação dos jovens, como respeito, superação e trabalho em equipe”, explicou Carlos Dias, presidente da Fherj.
Os professores, que também aprendem com o programa, comemoram os resultados:
“A capacitação do Transforma em abril foi o primeiro contato que tive com o hóquei sobre a grama. Fiquei fascinada. Levamos o esporte para a escola e os alunos se empolgaram com a dinâmica do esporte. Quando souberam que poderiam vir na Vila Militar e praticar com atletas profissionais, ficaram animadíssimos”, contou Roberta Martins, uma das tutoras do programa nas escolas.
A aluna Ariel Gonçalves, de 13 anos, se mostrou animada com o novo esporte.
“Achei que hóquei sobre a grama fosse muito difícil. Mas fui pegando o jeito e virei uma artilheira, fiz 7 gols”, comemorou a jovem.
Ao longo do primeiro semestre deste ano, o Transforma atuou em 52 instituições de ensino, beneficiando cerca de 28 mil estudantes. A iniciativa, que tem como objetivo promover os valores Olímpicos e Paralímpicos nas escolas, foi inserida no programa de políticas públicas da cidade e será um dos principais legados dos Jogos.
Fonte:
Comitê Rio 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















