Esporte
Feira em Valinhos (SP) mostra boas perspectivas para o segmento esportivo
Debate
A cidade de Valinhos (SP) recebeu na última sexta-feira (5) a Road Show do Esporte, evento inédito no Brasil, que envolveu a participação dos setores público e privado, além do terceiro setor. Os debates mostraram promissoras perspectivas para o futuro do segmento esportivo nos próximos anos, inclusive com a expectativa de formar uma missão brasileira para comparecer à ISPO, maior feira de esportes do mundo, que será realizada em fevereiro de 2015, na Alemanha.
Autoridades federais, estaduais e municipais, empresários e experts em legislação e marketing mostraram as inúmeras possibilidades que se apresentam para o mercado brasileiro no campo empresarial e para os prestadores de serviço, quando a qualidade de vida e a busca por atletas de alto rendimento exigem investimentos bem alicerçados em dados e estatísticas.
O Ministério do Esporte foi representado pelo presidente da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Paulo Vieira, responsável pela aprovação dos projetos que anualmente envolvem cerca de R$ 220 milhões, e também pelo diretor do Departamento de Infraestrutura do Esporte, Denner Zacchi, responsável pelo projeto de construção dos 283 Centros de Iniciação Esportiva, em 263 cidades do País, com investimento superior a R$ 1 bilhão.
Para Maurício Fernandez, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp), a realização do evento é muito positiva. "A missão do Road Show do Esporte é promover uma interação entre autoridades governamentais e entidades ligadas ao segmento com as empresas esportivas e o terceiro setor. Os participantes viram as possibilidades de o governo, que detém as grandes verbas, oferecer incentivo e tomar conhecimento das perspectivas de compra para o próximo ano, por meio das apresentações do Ministério do Esporte, da secretaria estadual e das prefeituras”, disse.
O ministério apresentou os benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e a forma de reduzir impostos utilizando-a, assim como as fontes de recursos oferecidas pelo governo. Entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) participaram dos debates, como também os ministérios do Esporte e da Educação.
“Além das próximas edições do Road Show do Esporte, vamos fazer, em dezembro, o Sports Business, trazendo palestrantes internacionais renomados. Pretendemos estimular o empresário para ir mais ao exterior e ver de perto as novidades internacionais, além de habilitar as empresas para que elas possam entrar num estágio mais competitivo. Nossa missão é estimular a empresa a ir lá fora e acompanhar as novidades e tecnologias de ponta, para se tornarem mais competitivas no mercado internacional, mas, para isso, precisam se adequar à situação global”, explicou Fernandez.
O evento ainda contou com a presença internacional de Hans Overduin, professor universitário holandês, mestre em administração de empresas e marketing esportivo. Sua presença pode ser o primeiro passo para o estreitamento comercial entre a indústria esportiva nacional e a indústria esportiva europeia, particularmente a alemã.
Também participaram do Road Show do Esporte o diretor-secretário da Fiesp, Mario Eugênio Frugiueli, presença de fundamental importância no intuito da sensibilização dos empresários da indústria quanto às leis de incentivo fiscal ao esporte, e o diretor regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante.
O evento ainda contou com representantes do Conselho Regional dos Contabilistas do Estado de São Paulo (CRCSP), tendo como palestrantes o vice-presidente de Administração e Finanças da entidade, Gildo Freire de Araújo, e o coordenador da Comissão de Projetos Sociais e conselheiro do CRCSP, Marcelo Roberto Monello.
Os profissionais de educação física foram representados pelo professor Humberto Panzetti, que além de diretor do CREF4/SP é membro do Conselho Nacional de Esporte do Ministério do Esporte, e do diretor do Sindicato dos Profissionais de Educação Física e membro do Conselho Nacional do Esporte, Mauzler Paulinetti.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















