Esporte
Paraguai solicita ao Brasil apoio para intercâmbio em seis esportes
Rio 2016
O Paraguai solicitou ao Brasil um intercâmbio em seis esportes olímpicos para aprofundar sua preparação para os Jogos do Rio 2016. O país vizinho quer apoio brasileiro às suas equipes de natação, handebol feminino, vôlei de praia, remo, tênis e tênis de mesa.
O pedido foi entregue na sexta-feira (29) ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em Assunção, no Paraguai, após reunião com o ministro do Esporte do Paraguai, Víctor Pecci, com o presidente do Comitê Olímpico Paraguaio (COP), Camilo Perez Moreira, e dirigentes de várias federações. Durante o encontro, o ministro Aldo Rebelo disse que os países precisam trabalhar para que os jogos do Rio deixem um legado permanente em toda a região.
“Brasil e Paraguai têm uma fronteira com grande densidade populacional e forte comércio. Mantemos em conjunto a hidrelétrica que mais produz energia no mundo. Nos futebol, já temos um forte intercâmbio com jogadores e treinadores brasileiros e paraguaios atuando nos dois países. Precisamos aproveitar as Olimpíadas e a Paralimpíadas e estreitar nossa colaboração em outros esportes onde temos potencialidades”, disse Aldo.
Antes de se reunir com o os dirigentes do COP e das federações, o ministro brasileiro conversou com empresários do Fórum Brasil – Paraguai, a quem pediu apoio para o esporte olímpico daquele país. A reunião com as lideranças do setor esportivo do Paraguai encerrou uma visita de três dias do ministro Aldo Rebelo a Assunção e que foi acompanhada pelo ministro da Secretaria Nacional de Esportes do Paraguai, Víctor Pecci, que, até hoje, é o tenista mais vitorioso do país e um dos mais importantes do mundo.
O secretário Víctor Pecci foi o responsável por relacionar as áreas onde os paraguaios esperam mais contribuição do Brasil. O documento foi entregue pelo COP à delegação brasileira integrada, além do ministro e pelo chefe da Assessoria Internacional e pelo secretário Nacional de Futebol, Toninho Nascimento.
“O Brasil pode nos ajudar com apoio na área médico-científica, com intercâmbio de treinadores e intensificando a participação de atletas e equipes paraguaias em seus torneios. Temos grande interesse em trazer para Assunção especialistas brasileiros em preparação física, nutrição, fisioterapia e treinamentos específicos”, disse Víctor Pecci.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















