Esporte
Seleção masculina de judô faz treinamento de campo com equipe japonesa
Integração
Depois da vitória de quatro a um sobre o Japão no Desafio Internacional, disputado no último domingo (28), em São Paulo, a equipe masculina do Brasil começou a treinar no Centro de Excelência do Judô, no Parque do Ibirapuera. O treinamento conta com os atletas do Japão que defenderam a equipe na competição, além de judocas convocados para o Mundial Sub-21 e alunos do Centro Olímpico.
Durante o treinamento, o técnico da seleção masculina comentou o desempenho do Brasil no Desafio Internacional. “Gostei do comprometimento dos atletas, a seriedade com que eles encararam o Desafio mesmo sabendo que não era a equipe top do Japão. No geral, tiveram um bom desempenho. Pudemos analisar o erro que cada um teve em cada luta e vamos aproveitar esse tempo para trabalhar a parte mais de fundamentos”, disse Luiz Shinohara.
As atividades são em dois períodos e contarão com a participação dos japoneses até esta quarta-feira (1). A seleção masculina sênior e a seleção sub-21 continuam treinando até a próxima sexta (3).
Além de Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Rafael Macedo (81kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Rafael Silva (+100kg), foram convocados pela gestão de alto rendimento para as atividades: Felipe Kitadai (60kg), Diego Santos (60kg), Eric Takabatake (60kg), Allan Kuwabara (60kg), Marcelo Contini (73kg), Gabriel Mendes (73kg), Marcos Seixas (73kg), Henrique Silva (90kg), Luciano Correa (100kg), Renan Nunes (100kg), Walter Santos (+100kg), David Moura (+100kg) e Ruan Isquierdo (+100kg).
Os atletas brasileiros que vão defender o Brasil no Mundial Sub-21 são Luiz Cláudio Lima Junior (55kg), Vitor Carvalho (60kg), Ricardo Santos Júnior (66kg), Gabriel Pinheiro (66kg), Lincoln Neves (73kg), Rafael Macedo (81kg), Eduardo Santos (81kg), Thiago Chiodi (90kg), Gabriel Souza (100kg) e João Cesarino (+100kg). No feminino, irão treinar e competir no Mundial: Larissa Farias (44kg), Tawany Silva (48kg), Jéssica Pereira (52kg), Tamires Crude Silva (57kg), Flávia Gomes (57kg), Danielle Karla Oliveira (63kg), Mariana Veiga (70kg), Sibilla Faccholli (+78kg) e Camila Gebara (+78kg).
“Temos que incentivar o intercâmbio com o sub-21. Foi muito bom eles estarem aqui, assim como foi importante ter o Japão nas atividades porque todos os atletas japoneses são bastante técnicos. Portanto, os brasileiros vão ter a oportunidade de absorver o que eles têm de melhor. Algumas categorias como o pesado terão cinco atletas de alto nível treinando. Isso é bastante positivo”, concluiu Shinohara.
Mundial Sub-21
A equipe sub-21 segue concentrada em São Paulo como forma de treinamento para representar o país no Campeonato Mundial da classe, no período de 20 a 27 de outubro, nos Estados Unidos. A partir de sábado, até o dia 17 de outubro, os judocas treinam no Esporte Clube Pinheiros. A data do embarque para os Estados Unidos está marcada para o dia 18 de outubro.
Douglas Vieira, técnico da equipe masculina, destacou a importância dos treinos na reta final para o Mundial. “Faltam quatro semanas para o Mundial e nós precisamos começar a apertar o treinamento e nada melhor do que a seleção sênior para isso, junto com a seleção japonesa. Vai trazer uma maturidade para eles. Vamos tomar cuidado com a sobrecarga de treino, mas é bom para eles porque vão pegar em quimonos duros”, disse Douglas Vieira. “A equipe masculina está bastante preparada para fazer boas apresentações. Não temos prognóstico de medalhas, mas queremos que eles cheguem nas melhores condições para lutarem bem”, completou.
A técnica Andrea Berti, do feminino, frisou o maior objetivo da concentração. “O objetivo da concentração é fazer com que os atletas estejam totalmente focados no Mundial. A ideia é que, como temos tempo, os técnicos façam uma observação ainda mais individualizada de cada atleta. Como vamos sair daqui direto para o Mundial, as intervenções e orientações que forem feitas estarão muita frescas na memória deles e poderão ser usadas com mais facilidade no campeonato”, disse Andrea Berti. “A equipe feminina está bastante homogênea com muitas atletas que disputaram o Mundial ano passado e que rodam já há algum tempo em campeonato pela Europa, então estamos bastante confiantes em realizar um bom trabalho”, concluiu.
O coordenador técnico Marcelo Silva, o assessor técnico Edmilson Guimarães, os fisioterapeutas Ricardo Amadei e Gustavo Braga, o preparador físico Armando Gonzalez, o médico Mateus Saito, a psicóloga Mariana Correa e a nutricionista Patricia Vieira completam a equipe técnica que acompanha os atletas nas atividades.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















