Esporte
Atletas do Esporte da Escola participam dos Jogos da Juventude
Inclusão esportiva
Os atletas Tatiana Silva, 17 anos, e Gabriel Pereira, 16, moram em Igaci (AL), mas se dirigiram a João Pessoa (PB) para disputar os Jogos Escolares da Juventude neste domingo (09). Os competidores irão realizar as provas de 3 mil metros de atletismo.
A aluna é beneficiada do programa Esporte da Escola, uma parceria do Segundo Tempo com o Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). O estudante, embora não seja contemplado porque cursa o ensino médio, também está na capital paraibana devido ao programa.
A rotina dos dois atletas é parecida. Como estudam à tarde, ambos acordam bem cedo e seguem à casa do professor Charles Anderson, treinador da dupla. Os treinos são feitos em seis dias da semana, dividindo-se em dois dias de musculação em academia, dois de corrida e dois de subida até o Morro do Cruzeiro, um ponto local.
Atividade física
A paixão de Gabriel pela corrida começou na escola, a partir de uma desafio lançado pelo professor Charles, que propôs a prática de uma modalidade diferente do futebol em um determinado dia - o atletismo.
Ele chegou em primeiro lugar na prova de 3 mil metros nos Jogos Estudantis de Alagoas, levou a medalha de ouro, mas a organização do evento retirou-lhe a medalha porque o aluno não apresentou o documento de identidade no prazo exigido pela competição.
Frustrado, pensou em desistir, mas voltou atrás, sempre incentivado pelo mestre. “Meu objetivo nos Jogos é ser campeão brasileiro, levar uma medalha para Alagoas para depois conseguir minha Bolsa-Atleta, e ajudar minha família e a mim mesmo”, diz.
A mais tímida da dupla, Tatiana começou a correr aos 11 anos, em volta do campo da escola. A atleta já foi tricampeã estadual, e nos Jogos Escolares de Belém, em 2013, ficou em 11º lugar, mesmo tendo competido com o pé cortado. “Espero vencer e levar a medalha dos Jogos. Espero muito ganhar”, afirma.
Inclusão
O professor, ressalta que o apoio do Esporte da Escola é fundamental. “Antes os meninos corriam na rua descalços, não tinham tênis. Hoje a gente tem esse apoio, com professor e material esportivo.
"São alunos de baixa renda, a maioria depende do Bolsa Família, e esse programa [Esporte da Escola] pode ajudar a mudar a vida deles, possibilitando a participação dos estudantes nas etapas que levam à competição nacional”, acrescenta.
Saiba mais
O programa Esporte da Escola permite o acesso à prática esportiva a todos os alunos das escolas públicas da educação básica, iniciando o atendimento com as escolas que participam do Programa Mais Educação. Além disso, promove a inclusão, minimizando as desigualdades e qualquer tipo de discriminação por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de qualquer natureza que limitem o acesso à prática esportiva.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















