Esporte
Autoridade de Controle de Dopagem promove ação educativa
Jogos Escolares
A luta contra a dopagem no esporte também esteve presente na etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude, que está sendo disputada em João Pessoa (PB).
Em uma ação educativa, a coordenação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Márcia Cristina, falou para os chefes de delegações, na noite de quinta-feira (13), sobre a consciência do jogo limpo, além de defender o direito dos atletas de participar de competições esportivas livres de quaisquer forma de dopagem, promovendo a saúde, a ética e a igualdade de competição.
Foi a primeira ação educativa da ABCD em evento esportivo escolar. Para as próximas edições da competição, o objetivo será de intensificar o trabalho de orientação junto aos jovens.
Dentro do Centro de Convenções, principal área de convivência dos atletas nos Jogos Escolares, os estudantes têm acesso a orientações gerais da Agência Mundial Antidopagem (AMA) com orientações sobre os riscos da dopagem.
Na oportunidade, a coordenadora apresentou a estrutura da entidade, informou as ações realizadas em 2014 pela ABCD e explicou como funciona todo o processo de controle de dopagem.
Márcia Cristina acrescenta que em 2015 o objetivo é estar presente em vários eventos esportivos dando chance aos atletas de se informar com o objetivo de minimizar o risco de casos de dopagem não intencional.
“O combate a dopagem nada mais é a defesa da ética no esporte. Para uma competição ter o resultado justo com condições iguais para todos os atletas. Dopagem é fraude, além de ser uma covardia”, diz.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















