Esporte
Especialista cubano auxiliará brasileiros nas provas com barreiras
Atletismo
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou a contratação do cubano Santiago Antúnez Contreras para a função de consultor de provas com barreiras. Em 2010, ele recebeu o prêmio “Técnico do Ano” da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).
“Santiago Antúnez é um dos maiores especialistas do mundo em provas com barreiras”, explica Antonio Carlos Gomes, superintendente de Alto Rendimento da CBAt. “No Brasil, ele atuará como consultor de treinadores”, prossegue Antonio Carlos. O cubano, de 67 anos, já está no Brasil e trabalhará com seu filho e assistente Kelvys Antúnez Alvárez.
Esta é a segunda vez que Santiago vem trabalhar no País, já que, de 1996 a 1999, ele foi o coordenador técnico do Centro de Alto Nível (Cetan), instalado na Vila Olímpica de Manaus e desativado em 2002. “Vários treinadores tinham bons barreiristas aqui no Brasil e levaram os atletas a finais olímpicas e em Campeonatos Mundiais, lembra Santiago, em referência a Márcio Simão, treinado por Nélio Moura e quinto colocado no Mundial de Paris 2003, e Matheus Inocêncio, treinado por Marcelo Lima e sétimo nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.
O primeiro atleta de Santiago a obter uma conquista internacional importante foi Emilio Valle, campeão dos 110m com barreiras no Mundial de Juvenis em Atenas 1986. Depois, dois outros atletas de Santiago foram campeões olímpicos da prova: Anier Garcia, em Sydney 2000, e Dayron Robles, em Pequim 2008. Anier foi, também, vice-campeão mundial em Sevilha 1999 e Edmonton 2001. E Robles foi campeão mundial indoor em Doha 2010.
Robles tem como melhor marca 12s87 e Anier, 13s00. Outros atletas de Santiago foram Orlando Ortega, finalista em Londres 2012 e que já marcou 13s01, e Yordan OParrill, campeão mundial de juvenis em Barcelona 2012.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















