Esporte
Esporte escolar é tema de seminário internacional
Educação física
A experiência de países com tradição no fomento do esporte escolar foi compartilhada por 80 especialistas durante o seminário internacional “Megaeventos, Educação Física e Esporte Escolar”, promovido pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Birmingham, da Inglaterra.
Profissionais dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Austrália, além do Brasil, participaram do seminário, realizado na reitoria da Unesp, em São Paulo, entre segunda e terça-feira (3 e 4).
O evento serviu para discutir a prática esportiva como ferramenta de promoção da saúde, da excelência no esporte e dos valores olímpicos e paraolímpicos. “A importância dessa discussão é ainda maior quando consideramos a realização dos megaeventos esportivos no Brasil, que constituem uma oportunidade única para alavancar o desenvolvimento e a prática esportiva no âmbito escolar”, ressaltou o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli.
O objetivo do encontro também foi o de formular propostas para a área, segundo André Arantes, diretor de esporte de base e alto rendimento do Ministério do Esporte. “A ideia foi trazer especialistas que conhecem a fundo e têm estudos sobre o esporte na escola para ouvi-los e discutir encaminhamentos para as áreas da educação física e do esporte escolar”, afirmou.
O seminário resultou em três ações apresentadas na carta de recomendação a ser entregue ao Grupo de Trabalho Legado Esportivo Educacional e Megaeventos, coordenado por Arantes. “Como fruto dessa iniciativa, elaboramos a Carta de São Paulo com essas recomendações. Todas as discussões foram gravadas em DVD e também haverá uma publicação da Unesp, com artigos e trabalhos dos especialistas”, informou.
Os trabalhos foram iniciados com a palestra “A influência dos Megaeventos Esportivos”, apresentada pelo diretor do Centro de Políticas do Esporte da Universidade de Birmingham, Jonathan Grix. A programação contou ainda com quatro painéis: “Legado educacional e megaeventos esportivos”; “Política da educação física e exemplos no exterior”; “Promovendo a saúde, valores e participação” e “A identificação de talentos esportivos na escola”.
Fonte:
Portal Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















