Esporte
Guissone e Monica Santos são destaques em esgrima em cadeira de rodas
Esporte paralímpico
Porto Alegre recebeu neste fim de semana a disputa do Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas. Coube a dois gaúchos o protagonismo na principal competição nacional da modalidade nesta temporada.
Jovane Guissone, que faz parte do Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, e Monica Santos conquistaram, juntos, seis das nove medalhas individuais que estiveram em disputa no Centro Estadual de Treinamento Esportivo.
O Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas foi custeado por meio de convênio firmado entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro. Primeiro esgrimista brasileiro a subir ao pódio em Jogos Paralímpicos e Olímpicos (foi ouro em Londres-2012), Jovane Guissone dominou os eventos masculinos. Sagrou-se campeão na espada e no florete masculino em duas classes, A e B.
Sétimo colocado no ranking mundial da espada B, o atleta da Asasepode (RS) agora concentrará as suas forças nas duas etapas derradeiras da Copa do Mundo que ocorrerão neste ano. Egen, Hungria, e Hong Kong, China, serão as sedes das competições.
Companheira de clube de Jovane, Monica Santos foi dominante na classe A entre as mulheres. Ela venceu as disputas tanto no florete quanto na espada em sua disciplina. No florete feminino B, o título ficou com Suelen Rodolpho, da Asasepode.
Por fim, a classe C masculina não contou com apenas um nome de destaque. Na espada, Andreson Kaiss (ADFP) ficou com o título, enquanto Airto Pinto (Asasepode) sagrou-se campeão nacional no florete. Nas competições por equipes, que fecharam o evento, o Rio Grande do Sul ficou com a medalha de ouro em ambos os gêneros.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















