Esporte
Pernambuco e Espírito Santo se encontram na final dos Jogos escolares
Handebol feminino
Vencedores da semifinal, os colégios Castro Alves (ES) e Anglo Líder (PE) se enfrentarão, neste sábado (15), na final feminina do handebol dos Jogos Escolares da Juventude 2014, etapa de 15 a 17 anos.
Com seis gols marcados contra as paulistas do Colégio Ábaco, na vitória por 23 a 12, Gabrielly Oliveira terá de enfrentar a muralha pernambucana, Renata Arruda, que, junto com sua equipe, venceu as mineiras da Escola Cônego Joaquim Monte, por 29 a 18, na manhã desta sexta-feira, em partida válida pela Primeira Divisão do campeonato estudantil.
Natural de Cariacica (ES), Gabrielly representa o atual tricampeão na modalidade. Em busca do tetra, a jovem, que começou no handebol aos 11 anos, sabe que é uma responsabilidade e tanto usar o uniforme capixaba em quadra.
"É muito bom representar o estado que é tricampeão da competição. A 'farda preta' (uniforme da equipe) é muito pesada. Enfrentar o campeonato como uma das favoritas é bom, mas é uma responsabilidade muito grande", afirmou a jovem de 15 anos, vice-campeã na etapa de 12 a 14 anos, em 2013.
Goleira do time pernambucano, Renata Arruda vê no handebol a futura profissão. Ela, que perdeu 15 quilos durante o acampamento das categorias de base da seleção, iniciou a carreira esportiva jogando futsal. Trocar de esporte e de posição foi uma tarefa árdua. "Foi inusitado sair da linha do futsal para o gol do handebol. Não tinha noção nenhuma de como jogar no gol. Com o tempo, fui vendo vídeos, trabalhei com treinador de goleiros e agora estou conseguindo me destacar", revelou.
Renata atua pelo mesmo colégio que revelou Deborah Hannah, campeã mundial pela seleção feminina e embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude. Desde o início dos treinos no handebol, a jovem de 15 anos ouvia do técnico Cristiano Rocha que chegaria ao nível da jogadora mais experiente.
"Comecei no handebol em 2009. O treinador me fala da Deborah e diz que eu chegarei ao nível dela. Eu acredito nele e estou treinando para que isso se torne realidade", projetou a jovem.
Para Deborah, que acompanhou as partidas da manhã desta sexta-feira (14), na arquibancada do Colégio Motiva, em João Pessoa (PB), é um orgulho ver o time que a revelou mantendo a invencibilidade na competição. "Passa um filme na minha cabeça. Já participei desse mesmo campeonato, por esse mesmo colégio. Sei o que essas meninas estão passando, depois de um ano todo de treinos. Hoje vejo pelo lado de embaixadora e fico muito satisfeita de ver a equipe nordestina chegando à final. É um orgulho ter participado da história desse time no começo da minha carreira", concluiu.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.
Fonte:
Comitê Olímpico Brasileiro
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















