Esporte
Brasil terá dois representantes no Grand Prix Final de taekwondo
No México
Nesta segunda-feira (1º), Iris Tang Sing recebeu a notícia de que foi convocada de última hora pela Federação Mundial de Taekwondo (WTF) para participar do Grand Prix Final, no México. Além dela, outro brasileiro, Guilherme Dias, disputará o torneio. Iris e Guilherme são contemplados com a Bolsa Pódio do governo federal.
A competição mexicana é a mais importante do ano. O evento, que vale 80 pontos para o ranking olímpico, é disputado apenas pelos oito melhores de cada categoria na temporada e tem apenas 64 participantes — a verdadeira nata do taekwondo mundial na atualidade.
A brasileira foi convocada após a desistência da terceira colocada do ranking olímpico, a chinesa Jingyu Wy. Isso abriu uma vaga o Grand Prix Final. Na publicação de novembro do ranking olímpico, válida para a convocação para a competição no México, a brasileira aparecia em 9º lugar e, consequente, foi a atleta chamada para substituir Jingyu Wy.
De acordo com o que foi anunciado no congresso técnico do evento por Philippe Bouedo, Diretor do Comitê de Jogos da WTF, a competidora da China -49 kg (JingYu Wu), por problemas médicos, não poderá competir. Isso garante ao Brasil, que se encontra na posição número 9, uma vaga.
Sem hesitar, Iris aceitou o desafio e não teve tempo para sequer desfazer suas malas. Pouco depois de chegar ao Brasil ela já partiu, no início da tarde desta terça-feira (2), para a cidade de Queretaro, onde disputará o Grand Prix Final na categoria -49Kg, cuja pesagem acontece ainda no dia de hoje, de acordo com a programação inicial da WTF.
A brasileira já entra em ação nesta quarta-feira (3) e terá como adversárias atletas da Croácia, França, Espanha, Coreia do Sul, Tailândia, Egito e México. Iris conhece bem as rivais e inclusive já enfrentou e treinou com quase todas elas em 2014, ano em que a brasileira fez uma ótima campanha.
Das 13 competições internacionais que disputou neste ano, Iris Sing subiu ao pódio em oito, com três ouros, três pratas e dois bronzes, sendo que vale destacar o título de campeã pan-americana conquistado no início de setembro de 2014. Ainda hoje, após a conclusão da pesagem, serão conhecidas as chaves das lutas desta quarta-feira.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















