Esporte
Brasil se classifica para quartas de final da Copa do Mundo por Equipes
Tênis de Mesa
Nesta sexta-feira (9), as seleções feminina e masculina do Brasil derrotaram a Austrália e se classificaram para as quartas de final da Copa do Mundo por Equipes de Tênis de Mesa.
O torneio está sendo realizado em Dubai, nos Emirados Árabes. O resultado é histórico e inédito para as mulheres, que tinham o 9º lugar como principal resultado até então.
Responsáveis pelo feito, Caroline Kumahara, Jessica Yamada, Ligia Silva e Lin Gui são contempladas pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Elas superaram a Austrália por 3 x 1 e enfrentam às 11h o Japão por uma vaga na semifinal da competição.
As brasileiras se impuseram diante das australianas. Após fazer um grande jogo contra a China no primeiro dia, Caroline Kumahara abriu o confronto com vitória sobre Melissa Tapper por 3 x 0 (11/4, 11/2 e 11/9). Depois, Lin Gui aumentou a vantagem brasileira ao derrotar Michelle Meaumont por 3 x 1 (11/7, 7/11, 12/10 e 11/8).
A equipe da Austrália se recuperou nas duplas e ensaiou uma reação. Melissa Tapper e Miao Miao venceram Yamada e Gui por 3 x 0, parciais de 11/7, 11/9 e 11/9.
Mas Jessica Yamada não deu chances de reação às adversárias ao derrotar Michelle Beaumont por 3 x 1 e decretar a classificação história para o Brasil. As parciais foram de 11/3, 6/11, 11/5 e 11/6.
“Foi um confronto difícil, mas muito bom. As duplas foram o mais complicado para nós. Estávamos liderando nos três sets, mas elas se adaptaram ao nosso estilo. Foi uma pena, já que estávamos na frente e o placar foi tão apertado”, contou Jessica Yamada ao site da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, em inglês).
Caroline Kumahara afirmou que a equipe está muito animada e empolgada com o ano de 2016. “Nós temos um bom time, mas sabemos que será difícil a partir de agora. Vamos enfrentar os times mais fortes do mundo, mas tenho certeza que daremos o nosso melhor”, declarou
Masculino sofre, mas avança
O time dos homens do Brasil também se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo. Mas ao contrário das mulheres, eles sofreram para conquistar a vaga. Cazuo Matsumoto, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi precisaram reverter um confronto em que a Austrália chegou a liderar por 2 x 0.
Nas duas primeiras partidas, Cazuo e Thiago perderam por 3 x 1 para Kane Townsend e David Powell, respectivamente. A reação brasileira começou nas duplas, com Thiago e Gustavo Tsuboi. Eles venceram Hu Heming e Kane Townsend por 3 x 0 (11/4, 11/9 e 11/7), impedindo a eliminação.
A definição veio nos jogos de simples. Primeiro, Cazuo Matsumoto se recuperou da derrota anterior e atropelou Heming por 3 x 0, com 11/5, 11/9 e 11/5. No fim, Tsuboi confirmou a reação brasileira ao passar por David Powell pelo mesmo placar: 11/9, 11/8 e 11/8.
O Brasil enfrenta a favorita China por uma vaga na semifinal. A partida está marcada para 13h30 desta sexta-feira. A equipe brasileira ainda conta com Hugo Calderano no elenco. Os quatro representantes do país na Copa do Mundo recebem a Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















