Esporte
Treinamento em Saquarema terá campeões olímpicos e mundiais
Judô
Pelo segundo ano consecutivo, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) realiza o Treinamento Internacional de Campo, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de janeiro, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).
O evento deste ano será entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro e será ainda maior que o anterior, contando com cerca de 200 atletas e 11 seleções nacionais: Brasil, França, Holanda, Eslovênia, Israel, Alemanha, Itália, Japão, Irlanda, Áustria e Estados Unidos.
A Tunísia demonstrou interesse e deve confirmar presença nos próximos dias, sendo a primeira equipe africana a participar deste evento.
A delegação brasileira será representada por atletas de todas as categorias de peso da base e da equipe sênior, tanto do time feminino, quanto do masculino.
Grande parte dos medalhistas olímpicos e mundiais brasileiros em atividade, como Mayra Aguiar, Sarah Menezes, Érika Miranda, Ketleyn Quadros, Rafaela Silva, Felipe Kitadai, Tiago Camilo, Luciano Corrêa, Leandro Guilheiro e Rafael Silva, participarão da atividade. Atletas que chegaram à seleção principal depois de vencer a última seletiva, em dezembro de 2014, também estarão em Saquarema.
Outros grandes nomes do judô internacional confirmaram presença no treinamento, elevando ainda mais o nível técnico do evento. Alguns medalhistas mundiais como Karl-Richard Frey (Alemanha), bronze em Chelyabinsk 2014, Daiki Nishiyama (Japão), prata no mundial de Paris 2011 e Amandine Buchard (França), bronze em Chelyabinsk, estarão ao lado de medalhistas olímpicos com Dimitri Peters (Alemanha), bronze em Londres 2012, Henk Grol (Holanda), bronze em Londres e Pequim, Marti Malloy (Estados Unidos), bronze em Londres, e Kayla Harrison (Estados Unidos), campeã olímpica e mundial.
Maior nome do judô internacional na atualidade, com um ouro olímpico e sete títulos mundiais, o francês Teddy Riner é outro confirmado para os treinos.
“Esse treinamento é uma parte muito importante do nosso planejamento, já que marca o início do ano para muitos atletas, sobretudo aqueles que não foram para o treinamento da Áustria”, comenta Ney Wilson, gestor de alto rendimento da CBJ.
“O aumento do número e da qualidade técnica das seleções e atletas participantes comprova a consolidação do evento no calendário internacional. As equipes de fora já reconhecem o alto nível técnico dessa atividade, o que estimula a cada ano a vinda de mais seleções para Saquarema”, disse Wilson
Em 2014, o evento recebeu cerca de 150 atletas e seis países diferentes. Para esta edição, o número de seleções quase que dobrou e o de atletas deve chegar a 200, mostrando que a tendência é aumentar a cada ano, sobretudo na véspera dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















