Esporte
Gideoni Monteiro termina 1ª fase da Omnium em oitavo lugar
Ciclismo
A Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista voltou a competir no último final de semana, no Mundial da França, com o ciclista Gideoni Monteiro, que disputou três provas que integram o programa da Omnium. A competição é formada por seis provas. Atualmente Gideoni ocupa a 8ª colocação geral.
“Foi muito positivo para o Brasil. Terminamos entre os dez melhores na Omnium. Fizemos um trabalho especifico para essas provas e vamos continuar brigando para tentar nos manter entre os primeiros até o final”, comentou o londrinense Emerson Silva, técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista.
Na classificação parcial geral, o brasileiro ocupa a 8ª colocação, com 78 pontos, empatado com o 7º colocado, Aaron Gate (Nova Zelândia). O líder é o colombiano Fernando Gavira, somando 110 pontos. No sábado (21), os atletas completam a prova com outras três disputas: 1km Contrarrelógio, Flying Lap e Prova por Pontos.
“Tivemos disputas muito acirradas nesta primeira fase da Omnium. Não é fácil estarmos em um Mundial competindo contra os melhores, enfrentando medalhistas olímpicos e mundiais. Mas estou me sentindo bem e feliz por terminar o primeiro dia entre os dez melhores”, declarou Gideoni.
Prova Omnium
A prova é similar ao pentatlon moderno, mas agregando seis provas no seu programa. O vencedor é aquele que conseguir somar a maior quantidade de pontos no final. As provas da Omnium são: Scratch, Perseguição Individual, Eliminação, 1Km Contrarrelógio, Flying Lap e Prova por Pontos.
Prova de Velocidade Individual - A primeira parte da prova acontece classificando 24 atletas. Para isso, todos dão três voltas sozinhos na pista, com os últimos 200 metros cronometrados. Após esse primeiro momento, a prova é sempre disputada por 2 atletas, com exceção para a repescagem (3 atletas) e disputa de 5º a 8º lugar (4 atletas).
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















