Esporte
Ministro se reúne com a Federação das Ligas Desportivas do Amazonas
Sociedade civil
Em um encontro com representantes da Federação das Ligas Desportivas do Amazonas (FLDAM), realizado nesta terça-feira (10), para discutir projetos de iniciação esportiva e de inclusão social, o ministro do Esporte, George Hilton, ressaltou a importância da participação das entidades para o desenvolvimento do esporte de base no Brasil.
“As ligas municipais têm um papel fundamental porque atingem exatamente uma das bandeiras que eu quero implementar nesta gestão: o esporte de base. Imaginar que, daqui de Brasília, a gente consiga fazer um trabalho sem a parceria das ligas é algo que realmente não é possível”, avaliou o ministro.
“Estou convencido de que, além das entidades do governo, as federações e as ligas terão um papel de protagonismo para que a gente faça uma revolução no esporte de base”, comentou Hilton.
A intenção do ministro é ainda a de aproveitar a atuação das ligas esportivas para a promoção do esporte de base em outras regiões. “Já estamos em curso com o Sistema Nacional do Esporte, que será apreciado pelo Congresso.
Nessa nova legislação, que vai criar uma relação entre União, estados e municípios, as ligas serão importantes no esporte de base para que a gente promova e massifique essa prática, principalmente nas regiões mais distantes, onde o trabalho das ligas é bem atuante”, acrescentou Hilton.
O presidente da FLDAM, Hélio Veiga Lima, saiu satisfeito da visita. “A nossa conversa com o ministro mostrou o interesse em resgatar o esporte, trazendo o desporto de participação como um elo. Nós vamos tratar do benefício social por meio do esporte”, apontou o dirigente.
Alcance mais amplo
Para o deputado federal pelo Amazonas Alfredo Nascimento, as regiões mais necessitadas serão alcançadas a partir dos investimentos que tenham a participação das ligas esportivas.
“Hoje o governo federal, por um decreto presidencial, está obrigado a fazer os investimentos diretamente com os estados e municípios. A ideia do ministro é expandir esses investimentos e fazer o recurso chegar à ponta, por meio das federações e das ligas, para que especialmente as áreas mais pobres das cidades sejam alcançadas por esses benefícios”, explicou Nascimento.
Também participaram do encontro os coordenadores da FLDAM Claudivam Afonso Ozório de Carvalho e Estevam Pedrosa, o diretor da entidade Joélio Almeida e o deputado federal João Bacelar.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















