Esporte
Ministério oficializa liberação de recursos para clubes de São Paulo
Futebol
Nesta terça-feira (3), às 11h, o ministro do Esporte, George Hilton, e o presidente da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), Jair Pereira, oficializam a liberação de recursos provenientes das loterias federais (Nova Lei Pelé) para quatro clubes paulistas: Paineiras do Morumby, Esperia, Athlético Paulistano e Associação Desportiva Classista da Mercedes-Benz.
Ao todo, os repasses somam R$ 6 milhões. O evento será realizado na sede do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo (SP).
Os recursos devem ser investidos exclusivamente na formação de atletas olímpicos e paraolímpicos e na compra de equipamentos e materiais esportivos.
Os clubes paulistas integram o primeiro grupo de 16 entidades que foram classificadas e selecionadas pela CBC após o Edital nº 1 de Chamamentos Internos de Projetos, uma chamada pública feita pela Confederação.
Os repasses começaram em dezembro do ano passado, com a contemplação do Clube de Regatas do Flamengo e do Tijuca Tênis Clube, ambos do Rio de Janeiro (RJ).
Nova Lei Pelé
Em 2011, uma mudança na Lei Pelé, feita pela Lei 12.395/11, incluiu a CBC como beneficiária de 0,5% do total da arrecadação das loterias da Caixa Econômica Federal, ao lado do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
O governo federal apoiou os clubes, tradicionalmente os grandes formadores de atletas para o País, em sua reivindicação de receber parte da arrecadação das loterias.
Para que fosse possível a inclusão do CBC nos repasses da Lei Agnelo/Piva, o Ministério do Esporte abriu mão de porcentagem do que lhe cabe das loterias.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















