Esporte
Povo Javaé faz saudação em reinauguração de estádio
Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
No gramado central do Estádio Nilton Santos, em Palmas, crianças, jovens e adultos do povo Javaé, do Estado de Tocantins, fizeram uma apresentação cultural de dança e cânticos para saudar a arena que foi reformada para receber as partidas de futebol da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas. Com o lema “Em 2015, somos todos indígenas”, a primeira edição dos Jogos fará uma celebração da cultura nativa, diversidade, arte e da tradição indígena.
A programação, que vai de 22 a 31 de outubro, conta com esportes, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos e jogos nativos de integração, além dos esportes ocidentais competitivos, que também têm a característica de unificação das etnias e povos indígenas.
“O clima da cidade está fantástico. Estive em uma escola onde estão hospedados cerca de 600 indígenas. Eles estão se confraternizando, cantando e dançando. É um encontro cultural que eu nunca vi na vida. É realmente um resgate das origens das culturas de todos os povos do mundo”, disse o prefeito da cidade, Carlos Amastha, durante a visita à arena esportiva.
A reforma do Estádio Nilton Santos é um dos legados físicos que os Jogos deixarão para a cidade de Palmas. Com a revitalização, a arena passou a seguir os padrões exigidos pelo Estatuto do Torcedor e poderá receber partidas de futebol de todo o Estado.
O secretário Evandro Garla destacou o papel das obras de revitalização que o evento mundial já trouxe para Palmas. “Esse é o primeiro ponto legado físico dos Jogos, além do legado imaterial que será a troca de cultura, a festa e tradições que os indígenas estarão trazendo para Palmas”, disse.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















